Sertões 2013 – No primeiro teste para valer nos Carros, Peterhansel/Cottret vence

sábado, 27 de julho de 2013 às 20:31

Peterhansel/Cottret

Depois do breve “aquecimento” da véspera, a 21ª edição do Rally dos Sertões começou para valer hoje, quando os competidores percorreram 414 km, dos quais 287 cronometrados. Saíram de Pirenópolis rumo a Uruaçu, cidade do interior de Goias que pela primeira vez recebe a prova, conhecida por ter um dos maiores lagos artificiais de usina hidrelétrica do mundo, o Lago de Serra da Mesa com 1,7 mil km².

A especial foi bastante técnica e dura, com muitas pedras e poeira. Mas para os franceses e atuais campeões Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cotret (Mini All4) a passagem foi tranquila e a dupla conquistou a segunda vitória em três etapas. Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex) ficou em segundo na geral e venceu na sua categoria a PT1, seguido por João Cardoso/Sidnei Broering (Evoque) em terceiro.

“Dia muito técnico, inicio travado, meio bem rápido. Depois era bem técnico e escorregadio. Na parte rápida, chegamos a 170 km/h. Pegamos muita poeira dos UTVs, eles levantam mais pó do que os carros”, comentou Peterhansel. O veterano Klever Kolberg/Flavio França (MEM Motorsport), ao volante do protótipo T-Rex, andou forte, sofreu bastante, mas com o resultado assumiu a vice-liderança na classificação geral.

“Dia muito puxado, extremamente ondulado, esburacado, com erosões e mais dez adjetivos para obstáculos. Tinha valeta, valeta com pedra, valeta com erosão, valeta mortal… Foi um dia de rali mesmo. Fisicamente, sofremos bastante por causa da suspensão traseira que está muito macia e dava final de curso. Isso acabou com a nossa coluna. De qualquer forma, não tivemos que parar nenhuma vez e isso foi muito bom”, disse Kolberg.

Já os principais rivais dos franceses, o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu navegador Youssef Haddad, com Mitsubishi ASX, enfrentaram muitos problemas, terminaram em 18º no dia e despencaram da segunda para a 16ª posição na geral a 56 minutos dos líderes. “Hoje foi um dia bem complicado. Logo no quilômetro 7 da especial tivemos uma pane elétrica e ficamos mais de 20 minutos para ajustar. Ao longo da prova foram três pneus furados e fizemos os últimos 30 quilômetros da especial fazendo rodízio quando começava a chegar na roda. Vamos fazer o possível para ganhar posições nas próximas etapas. Ainda tem muito chão pela frente”, comentou Guiga.

Na categoria Protótipo T1, a disputa está equilibrada, com Kolberg/França em primeiro, seguido por Cardoso/Broering em segundo a 6min50; e Sylvio Barros/Eduardo Bampi em terceiro, 6min23 atrás.

Na Pro Brasil, a vitória do dia ficou com Jorge Wagenfuhr/Marcos Pastein (L200 Triton Evo), que lidera. Marcos Cassol/Luis Eckel (Mitsubishi Triton R) estão em segundo a menos de dois minutos dos líderes; seguidos muito de perto por Luis Facco/Humberto Ribeiro (Triton SR), 24 segundos atrás.

Na Super Production, vitória de Rafael Cassol/Lelio Carneiro (Triton R), que lidera a categoria com seis minutos de vantagem para Glauber Martins/Minae Miyauti (Triton R), em segundo; e a dupla Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200RS) ocupa a terceira posição,14 minutos atrás.

Na Protótipo T2, vitória de Kenner Garcia/Rafael Dal Belo (Chevrolet S10) que lidera com menos de quatro minutos sobre Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller). Em terceiro está Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4), 14 minutos atrás.

Caminhões
Na disputa dos caminhões pesados, que teve especial mais curta (183 km), vitória do trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks), mas Guido SalvinFlavio Bisi/ Fernado Chwaigert (Mercedes Bens) se mantêm na liderança, com vantagem de 10min07. “Apesar de ter sido uma especial extremamente dura, foi muito prazerosa de andar. Um trecho que precisamos de um cuidado especial foi na parte mais veloz na região dos canaviais, em que atingimos 143 km/h com o caminhão. Como havia muitas lombas, é preciso cuidado; não fosse isso, era um local para chegarmos aos 200 km/h. Foi um dia bem divertido de se andar. O rali vem mantendo o nível de dificuldade e acho que se mantiver este ritmo o Sertões deste ano tem tudo para ser o mais difícil da história, porque a cada dia os trechos são mais e mais puxados”, comentou Piano.

Guido Salvini ressaltou que tiveram problemas mecânicos. “Tivemos um problema de perda de potência que já havia aparecido ontem e a equipe trabalha para encontrar a origem. Por isso não pudemos usar a potência que desejávamos, mas esta foi apenas a segunda especial do rali. Tem muita coisa pela frente, não tem ninguém disparado na frente e tudo está muito equilibrado e muito no início. Vão acontecer várias coisas até o Jalapão, e inclusive temos uma etapa maratona depois de amanhã. Espero ter tudo resolvido, porque a gente só quer acelerar”.

Amanhã, uma etapa com quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom, velocidade média e alta, variando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entra num trecho com longas retas, porém o piso não ajuda muito. Na última parte da especial, a prova fica travada e a 20 km do final entra novamente um trecho de retas maiores, mas com muitas depressões e erosões.

Resultado 3ª etapa Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 03:34:17
2. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 03:53:39
3. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 03:55:03
4. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 04:02:03
5. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI l 04:02:37
6. RAFAEL CASSOL /LELIO CARNEIRO JR. 04:04:47
7. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 04:07:08
8. CRISTIAN BAUMGART / BECO ANDREOTTI 04:07:36
9. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 04:08:46
10. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 04:09:01

T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 03:34:17
2. GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD 04:29:18

Protótipos T1
1. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 03:53:39
2. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 03:55:03
3. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI l 04:02:37
4. CRISTIAN BAUMGART / BECO ANDREOTTI 04:07:36
5. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 04:08:46

Pró Brasil
1. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 04:02:03
2. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 04:07:08
3. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 04:09:01
4. MARCOS CASSOL /LUIS FELIPE ECKEL 04:09:45
5. CLEBER ROSA / EDUARDO REBOUCAS 04:12:30

Super Prodution
1. RAFAEL CASSOL /LELIO CARNEIRO JR. 04:04:47
2. GLAUBER FONTOURA / MINAE MIYAUTI 04:14:24
3. MARCELO DAMINI / ELSON OLIVEIRA 04:15:50
4. ARMANDO CRUZ / SERGIO BESSA 04:57:24
5. HELENA SOARES / CLAUDIA GRANDI 05:21:47

Production T2
1. KENNER GARCIA / RAFAEL DAL BELLO 04:40:19
2. ULYSSES MARINZECK FILHO / JOAO VICTOR RIBEIRO 04:42:04
3. RODRIGO LEIS / RONALD LEIS 04:47:49
4. FABIO FREIRE / FABIO GROCHOWSKY 05:10:39
5. VILSON THOMAS / WILLIAM THOMAS 05:14:44

Resultado Acumulado Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 04:42:05
2. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 05:06:30 + 00:24:25.10
3. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 05:13:29 + 00:31:24.00
4. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI (3)PT1 05:19:52 + 00:37:47.30
5. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN (1)PBR 05:22:01 + 00:39:56.30
6. MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL (2)PBR 05:24:14 + 00:42:09.60
7. MARCOS BAUMGART / KLEBER CINCEA (4)PT1 05:24:21 +00:42:16.00
8. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO (3)PBR 05:24:38 +00:42:33.10
9. LUCAS MORAES / WEIDNER MOREIRA (5)PT1 05:24:55 +00:42:50.20
10. JOAO FRANCIOSI / RAFAEL CAPOANI (6)PT1 05:25:15 +00:43:10.30

T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 04:42:05
2. GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD 05:38:05 + 00:56:00.60

Protótipos T1
1. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 05:06:30
2. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 05:13:29
3. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI 05:19:52
4. MARCOS BAUMGART / KLEBER CINCEA 05:24:21
5. LUCAS MORAES / WEIDNER MOREIRA 05:24:55

Pró Brasil
1. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 05:22:01
2. MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL 05:24:14
3. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 05:24:38
4. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 05:33:30
5. MARCUS COTTON / EDUARDO COSTA 05:33:54

Super Prodution
1. RAFAEL CASSOL / LELIO CARNEIRO JR. 05:28:31
2. GLAUBER FONTOURA / MINAE MIYAUTI 05:34:46
3. MARCELO DAMINI / ELSON OLIVEIRA 05:41:28
4. ARMANDO CRUZ / SERGIO BESSA 06:49:02
5. HELENA SOARES / CLAUDIA GRANDI 06:50:33

Production T2
1. KENNER GARCIA / RAFAEL DAL BELLO 06:10:10
2. ULYSSES MARINZECK FILHO / JOAO VICTOR RIBEIRO 06:14:00
3. RODRIGO LEIS / RONALD LEIS 06:28:54
4. FABIO FREIRE / FABIO GROCHOWSKY 06:49:08
5. VILSON THOMAS / WILLIAM THOMAS 06:54:32

Resultado 3ª etapa Caminhões (extra-oficial):
1º Edu Piano /Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Cargo 1933 4×4) 02:48:05
2º Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwalgert (Mercedes Benz Atego 1725 4×4) 02:55:23

Resultado acumulado Caminhões (extra-oficial):
1º Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwalgert (Mercedes Benz Atego 1725 4×4) 04:41:59
2º Edu Piano /Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Cargo 1933 4×4) 04:52:06 + 00:10:07

 

No primeiro teste para valer, alguns sustos. Nas motos, Coma vence e assume a ponta

Depois do breve “aquecimento” da véspera, a 21ª edição do Rally dos Sertões começou para valer hoje, quando os competidores percorreram 414 km, dos quais 287 cronometrados. Saíram de Pirenópolis rumo a Uruaçu, cidade do interior de Goiás, conhecida por ter um dos maiores lagos artificiais de usina hidrelétrica do mundo, o Lago de Serra da Mesa com 1,7 mil km². A prova foi dura, pedreira, exigiu muito dos pneus e contou com alguns incidentes.

No duelo entre as feras internacionais de motos, o espanhol Marc Coma (KTM) levou a melhor hoje, com o francês Cyril Despres (Yamaha) em segundo e Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally) em terceiro. Com o resultado, assumiu a liderança geral, com apenas 1min56 de vantagem sobre o segundo colocado, o português Gonçalves que tomou um susto e perdeu cerca de cinco minutos enroscado numa cerca de arame farpado.

“Tomei um belo susto faltando 15 km para o final. Perdi a freada com a moto saindo de frente e me enrosquei em uma cerca de arame farpado. Demorei uns cinco minutos para tirar a moto. Eu estava na frente o tempo todo e esse problema no final me fez perder tempo e o Coma me passou”, lamentou Gonçalves, vencedor da véspera. Coma gostou da disputa. “Hoje tivemos a primeira parte bem rápida e depois foi ficando cada vez mais técnico e o final bem travado, com muitas boas disputas”, resumiu.

O francês Cyril Despres, bicampeão do Sertões, ressaltou que ainda está em fase de adaptação com o novo equipamento. Ele estreou esse ano pela equipe Yamaha Racing.

“Perdi o hodômetro logo no começo da especial e não foi nada fácil ficar sem referência para navegar. O mais importante é que comecei a entender melhor como a moto funciona, mas ainda assim é um processo longo e não dá para ficar forçando nesse estágio inicial. Além disso, está muito quente, pelo menos 20 graus a mais do que está na França, então tem sido bem difícil”, disse.

Entre os brasileiros, Ike Klaumann (Honda Mobil de Rally) foi o melhor, com o sexto tempo do dia e subiu para a sexta posição no geral. “Já sabia que hoje seria duro e até o ponto do abastecimento foi legal, rápido. Depois tinha muita pedra, chão solto, bem difícil de segurar a moto. A especial exigiu muito dos pneus, os meus ficaram quase sem gomos”, contou.

Acidente tira Nielsen da prova
Seu companheiro na equipe Honda Mobil, Nielsen Bueno, que ontem foi o melhor brasileiro na prova, sofreu um acidente e está fora da competição. “Estava muito feliz ontem, tinha sido o melhor brasileiro e vinha numa tocada segura, tentando manter o ritmo. Fiquei muito chateado com a atitude do (Michael) Metge (piloto francês). Corri 100 km na poeira dele, já tinha tirado uns quatro ou cinco minutos de diferença e ele não me deixava passar. No reabastecimento, pedi duas vezes para passar e ele não deixou. Considero uma atitude antidesportiva. Eu mesmo deixei o Ruben Faria passar, porque ele estava mais rápido e o Metge também deixou. É muito perigoso ficar na poeira e foi o que aconteceu. Acabei escorregando numa pedra, cai, o pulso (esquerdo) entrou no protetor do guidão e tive uma fratura. Infelizmente estou fora do rali”, lamentou Nielsen.

Quadriciclos
Nos Quads, o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700) venceu a terceira etapa seguida e segue como favorito. Mas entre os brasileiros a disputa foi sensacional. Tom Rosa (Yamaha Raptor 700) chegou em segundo a apenas seis segundos de Robert Nahas (Honda TRX 700), que terminou em terceiro. Na classificação geral, Sonik lidera com 8min34 de vantagem sobre Nahas, que subiu uma posição na tabela. Marcelo Medeiros, que perdeu a segunda posição para Nahas, está em terceiro, apenas 12s30 atrás; e Tom Rosa vem em quarto a menos de três segundos de Medeiros. A briga promete.

“Foi um dia de muito calor, sem vento e que exigiu bastante dos veículos e competidores. O motor do meu quadriciclo estava esquentando demais. Tentei imprimir um ritmo forte, mas tomando cuidado. Foi uma especial muito bonita. Um rali cross country tem que ter trechos rápidos, travados, subidas, descidas, trechos largos, apertados e tivemos tudo isso hoje”, comentou Sonik.

Para Nahas, o dia foi bastante exigente. “A pedreira hoje judiou no aspecto físico e exigiu muita concentração. Guiei bastante consciente dos riscos de hoje e tinha que tomar muito cuidado porque as pedras estavam escondidas no fesh fesh (pó que parece talco e esconde os obstáculos). Qualquer distração poderia levar a um capote”.

UTVs
Nos UTVs, a dupla Luciano Lobão/Rafael Shimuk (Can Am Maverick) venceu a especial do dia e assumiu a liderança, com mais de 17 minutos de vantagem para o atual campeão Bruno Sperancini, que tem Lourival Roldan como navegador nesta edição no Polaris RZR XP 900 4.

Apesar da vitória, a dupla Lobão/Shimuk não teve vida fácil. “Um dia muito fácil para quebras. Muita pedra solta, ponta de toco, vários perigos. Chegamos a 125 km/h no canavial e demos saltos bem altos. O final foi mais perigoso. Capotamos a uns 30 km do fim da especial e levamos uns cinco minutos para desvirar o UTV e ai conduzimos até o final”, contou.

Sperancini também ressaltou a dificuldade da especial. “Muita gente quebrada pelo caminho. Tivemos um pneu furado, mas conseguimos trocar rápido. Tinha que ir com calma, porque havia muito fesh fesh com pedra escondida. Se não preservasse o equipamento, ia quebrar no meio”, completou.

O estreante Rodrigo Varela, filho do ex-campeão dos carros Reinaldo Varela, também conquistou um ótimo resultado, principalmente em uma especial tão difícil. Ele e o navegador João Arena terminaram em terceiro lugar, posição que ocupam também na geral com o UTV Can Am Comander.

Amanhã (28/7), uma etapa com quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom, velocidade média e alta, variando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entra num trecho com longas retas, porém o piso não ajuda muito. Na última parte da especial, a prova fica travada e a 20 km do final entra novamente um trecho de retas maiores, mas com muitas depressões e erosões.

No total, a prova terá 4.115 km, dos quais 2.488 cronometrados, em nove dias de disputas.

Resultado 3ª etapa Motos (extra-oficial)
1º MARC COMA 03:50:24
2º CYRIL DESPRES 03:51:29
3º PAULO GONCALVES 03:53:14
4º RUBEN FARIA 03:58:38
5º JAKUB PRZYGONSKI 03:58:45
6º IKE KLAUMANN 04:00:31
7º DARIO JULIO 04:03:41
8º MICHAEL METGE 04:04:18
9º DENI DO NASCIMENTO 04:05:56
10º JEAN AZEVEDO 04:07:16

Resultado acumulado Motos (extra-oficial)
1º MARC COMA 05:01:13 –
2º PAULO GONCALVES 05:03:09 +00:01:56.7
3º CYRIL DESPRES 05:03:17 +00:02:04.6
4º RUBEN FARIA 05:11:10 +00:09:57.4
5º JAKUB PRZYGONSKI 05:14:16 +00:13:03.8
6º IKE KLAUMANN 0 5:14:34 +00:13:21.3
7º MICHAEL METGE +05:15:27 +00:14:14.1
8º DARIO JULIO 05:19:10 +00:17:57.7
9º DENI DO NASCIMENTO 05:22:22 +00:21:09.1
10º RAMON SACILOTTI 05:24:26 +00:23:13.7

Resultado 3ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)
1º RAFAL SONIK 04:20:19
2º TOM ROSA 04:24:47
3º ROBERT NAHAS 04:24:53
4º MARCELO MEDEIROS 04:26:40
5º RICARDO PURRI 04:37:32
6º MAURO ALMEIDA 04:44:32
7º FRANCINEI COSTA 04:46:20
8º GABRIEL VARELA 04:49:57
9º MOHAMED ABU-ISSA 04:50:47
10º PABLO COPETTI 04:57:10

Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)
1º RAFAL SONIK 05:42:47 –
2º ROBERT NAHAS 05:51:22 +00:08:34.6
3º MARCELO MEDEIROS 05:51:34 +00:08:46.9
4º TOM ROSA 05:51:37 +00:08:49.6
5º RICARDO PURRI 06:07:46 +00:24:58.6
6º MAURO ALMEIDA 06:13:14 +00:30:27.5
7º GABRIEL VARELA 06:16:46 +00:33:59.3
8º FRANCINEI COSTA 06:18:36 +00:35:48.7
9º MOHAMED ABU-ISSA 06:22:52 +00:40:05.4
10º PABLO COPETTI 06:27:21 +00:44:33.9

Resultado 3ª etapa UTVs (extra-oficial):
1º LUCIANO LOBAO/RAFAEL SHIMUK 04:32:53
2º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 04:49:20
3º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 05:16:07
4º FABIO CAMPOS/ADEILTON SANTOS 05:57:19

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)
1º LUCIANO LOBAO/RAFAEL SHIMUK 06:01:11 –
2º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 06:18:31 +00:17:20.5
3º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 06:44:33 +00:43:22.7
4º FABIO CAMPOS/ADEILTON SANTOS 08:00:17 +01:59:06.3

4a. Etapa – 28/07 – domingo
URUAÇU (GO) – PORANGATU (GO)
Deslocamento inicial: 31 km
Trecho de Especial: 233,27 km
Deslocamento final: 25 km
TOTAL: 289 km

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.