Série Campeões da F1 – Alberto Ascari 22/07/04

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:21
Alberto Ascari

Nome: Alberto Ascari
Nacionalidade: Italiana
Data de Nascimento: 13/07/1918 – Milão, Itália
Data de Falecimento: 26/05/1955 – Monza, Itália

O segundo e último italiano a ser campeão mundial de F1 era filho de uma família bastante ligada ao automobilismo. Seu pai, Antonio, era piloto de competições e considerado um dos melhores de seu tempo. Alberto sempre acompanhava as provas do pai, mas duas semanas antes de completar sete anos de idade viu seu pai morrer num acidente durante a disputa de um Grande Prêmio na França. O óbito de seu pai não tirou a vontade de competir, mesmo que para isso fosse necessário fugir da escola e economizar todo o dinheiro que ganhasse para comprar uma motocicleta, com a qual competiu entre 36 e 39, antes do início da Segunda Guerra Mundial. Disputou 27 provas nesta modalidade, mas não conseguiu muito destaque

No ano de 1940 acabou estreando na prestigiosa prova “Mille Miglia”, ao volante do modelo 815, um dos primeiros construídos por Enzo Ferrari usando peças de carros da FIAT. Nesta corrida, Alberto abandonou com o motor quebrado. Em 22 de janeiro de 1942, casou-se com Mietta Tavola, com quem teve dois filhos, Antonio e Patrizia.

Alberto Ascari

Suas primeiras vitórias de destaque vieram em 1948, quando defendia a Maserati. Ascari triunfou em San Remo e em 1949, venceu em Bari e Remis (França). As vitórias fizeram renascer a mística do nome Ascari, esquecida com o falecimento de seu pai. Porém, em 27 de março de 1949 teve um dos mais sérios acidentes de sua vida. Alberto tentava superar um piloto mais lento e no mesmo instante, um outro competidor corrigia sua trajetória na pista, mandando Alberto para uma parede formada por rochas. O italiano ficou embaixo de seu carro envolto na gasolina que vazava de seu monoposto e saiu do acidente com alguns ferimentos. Durante sua recuperação, fechou um contrato com Enzo Ferrari para pilotar um monoposto da escuderia de Maranello.

Em 1950, Ascari vence em Modena, Luxemburgo, Remis e Alemanha na F2 e em 1951, já na F1, triunfou na Alemanha e na Itália, ficando com o vice-campeonato mundial, atrás de Juan Manuel Fangio. Em 52, veio a consagração definitiva de Ascari, com seis vitórias (Alemanha, Francia, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Itália) numa temporada. O italiano ainda tentou a sorte em Indianápolis, mas teve que abandonar a prova devido a quebra de um cubo de roda. No ano seguinte, mais vitórias nos GP’s da Inglaterra, Suíça, Bélgica, Holanda e Argentina, repetindo o feito do ano anterior. Seus dois títulos mundiais vieram à bordo de uma Ferrari 500.

Ascari em Spa

No dia 30 de dezembro de 53, a Ferrari anunciou o fim do contrato de Ascari com a marca e em seguida, a Lancia contratou o piloto, e pela marca no ano de 54, Alberto venceu a “Mille Miglia”. Na temporada seguinte, o piloto triunfou em Nápoles e Valentino.

No dia 26 de maio de 1955, Alberto foi à Monza para acompanhar um teste que seu companheiro Eugenio Castellotti com a Ferrari 750. Nesta visita, o piloto pediu para testar o carro de Eugenio, o que foi permitido. Na segunda volta, num acidente sem muitas explicações Ascari saiu da pista e capotou várias vezes. O piloto curiosamente morreu no mesmo dia que seu pai (26) e com a mesma idade (37). Três dias depois de seu falecimento, a Lancia anunciou sua retirada das pistas.

Durante sua carreira na F1, Ascari disputou 32 GP’s, com 13 vitórias, 14 poles e 11 voltas mais rápidas, somando 139 pontos.

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