Sergio Perez – GP da Malásia – 28/03/2012

quarta-feira, 28 de março de 2012 às 17:52

F112-perez-malasia-domingo350Nome: Sergio Perez. Nascimento: 26 de janeiro de 1900, em Guadalajara, México. Equipe: Sauber-Ferrari (F1). Títulos: Campeão Inglês de F-3, Classe Nacional (2007).

O GP da Malásia de 2012 foi marcado por várias alternativas, com a chuva sendo a grande protagonista do espetáculo, provocando inclusive a sua interrupção. A vitória ficou, de forma surpreendente, com Fernando Alonso, acabando ao menos momentaneamente com o mau momento da Ferrari.

Mais surpreendente ainda, no entanto, foi o segundo colocado. Sergio Perez (Sauber) conseguiu seu melhor resultado na F1 e teve chances inclusive de vitória, sendo mais rápido do que o espanhol na maior parte do tempo e chegando muito próximo a ele em duas ocasiões.

O mexicano descontou diferença para Alonso tanto com pneus intermediários como secos. No entanto, dois erros, um da equipe na última parada nos boxes e um dele mesmo na 50ª das 56 voltas, permitiram que o ferrarista vencesse a corrida e assumisse também a liderança do campeonato. Lewis Hamilton (McLaren), que largou na pole position e liderou as voltas iniciais, não suportou o ritmo dos dois primeiros colocados e chegou bem longe na terceira posição.

A prova começou com pista molhada, e na largada todos os pilotos estavam com pneus intermediários. Hamilton se manteve na liderança com Jenson Button (McLaren) colado, enquanto Sergio Perez parava nos boxes logo na primeira volta. A chuva foi apertando e os demais pilotos foram entrando na sequência para colocar pneus de chuva extrema.  O safety car foi acionado na sexta volta. Com as condições climáticas piorando cada vez mais, a bandeira vermelha foi acionada na nona volta, e a corrida ficou parada por cerca de 40 minutos.

A relargada se deu na 14ª volta, e os pilotos logo tiveram que regressar aos pits para a colocação dos compostos intermediários. Button entrou uma volta antes de Hamilton, Alonso e Webber, e o espanhol voltou na frente com Perez em segundo. Button estava na frente de Hamilton, mas o incidente com a HRT o tirou da briga. Com a pista melhorando, Perez descontou a diferença e colou em Alonso, que parou nos boxes pela terceira vez na 40ª volta, uma antes de Perez e Hamilton.

A Ferrari abriu diferença para a Sauber por ter colocado antes seus pneus para seco, mas a Sauber não desistiu e partiu de novo para cima. Na 50ª volta os dois estavam novamente colados. Quando a primeira vitória de Perez e da Sauber parecia certa, o mexicano escapou com as quatro rodas e permitiu que Alonso fugisse na frente.

Em outubro de 2010, a Sauber anunciou Sergio Perez como seu piloto titular para a temporada seguinte. O mexicano vinha de duas temporadas na série principal da GP2, onde obteve cinco vitórias em seu último ano pela Barwa Addax Team, sendo vice-campeão. Seu único título foi na Classe Nacional da F-3 Inglesa em 2007, e também representou o México na A1GP na temporada 2006/2007.

Em 2011, no GP da Espanha, Perez marcou os seus primeiros pontos na F1 ao chegar na nona posição. Em seguida, no treino classificatório para o GP de Mônaco, ele perdeu o controle do carro após sair do túnel e depois de tocar o guard-rail, bateu fortemente contra o muro de proteção. O piloto mexicano chegou a perder a consciência e foi levado para o hospital, onde foram constatados uma fratura na perna esquerda e uma concussão. Com isso, ele ficou ausente de duas corridas.

Mas o mexicano retornou e marcou 14 pontos, encerrando o campeonato em 16º. O melhor resultado foi um sétimo lugar no GP da Inglaterra. Agora, em 2012, Perez já mostrou seu cartão de visitas com a grande atuação em Sepang, e é sério postulante a ocupar uma vaga na Ferrari, talvez ainda neste ano. Por isso, ele é o PILOTO DA SEMANA AUTORACING!

Sergio Perez obteve a vitória entre os internautas com 30,2% dos votos. Bruno Senna (F1) ficou na segunda posição com 25% dos votos.

Eduardo Behling www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.