Sepang evita críticas ao novo som da Formula 1

quarta-feira, 26 de março de 2014 às 9:19

Fórmula 1

De acordo com o australiano Ron Walker, seus colegas promotores da Fórmula 1 irão falar com “uma voz enorme” na próxima semana no Bahrain.

Walker, um dos maiores críticos do som mais discreto dos novos motores V6 turbo da categoria, também lidera a aliança dos promotores da Fórmula 1, e convocou uma reunião antes do próximo GP em Sakhir.

De acordo com o jornal Independent e o jornalista Christian Sylt, ele acredita que os promotores dirão “Bernie (Ecclestone), já basta. Não foi isso que nós compramos”.

Entretanto, um dos colegas de Walker não deverá se juntar ao coro. Razlan Razali, chefe do circuito de Sepang, não está entre aqueles que ficaram insatisfeitos com o novo som, insistindo que a Fórmula 1 continua “incrível”.

“Até mesmo os motores mais silenciosos, que são contra o que muitos esperavam do automobilismo anteriormente, podem não ser algo inteiramente ruim”, declarou ele ao New Straits Times. “Agora, os pais devem ter menos medo de levar seus filhos às corridas com o nível de ruído reduzido”.

E Razali disse que a nova tecnologia da Fórmula 1, produzindo velocidades mais altas com menos barulho e combustível, é impressionante. “Você vê um motor pequeno ainda capaz de produzir 750 hp e virar tempos quase tão rápidos quanto os V8 do ano passado, então é fantástico ver como a tecnologia avançou”, insistiu ele.

De qualquer modo, relatos indicam que Ecclestone e até mesmo Jean Todt, presidente da FIA, estão tomando atitudes para melhorar o som. O jornal Telegraph relatou que a Formula One Management, liderada por Ecclestone, já está “analisando onde posicionar os microfones” nas pistas “a fim de otimizar o som para a televisão”.

E alguns ajustes nos carros para tornar o som dos motores mais alto também são possíveis. No entanto, Sam Collins, editor da revista Racecar Engineering, está cético.

“O conceito desses motores significa que é bastante difícil reprojetá-los para aumentar o som, porque você tem o turbo sugando todo o barulho”, declarou ele ao Guardian. “Então, seria necessário mudar completamente as regras, e as alterações levariam dois ou três anos para ser introduzidas e seriam bastante caras. Basicamente, as equipes bateriam os pés e diriam não”.

Franck Montagny, ex-piloto de Fórmula 1 e agora comentarista da televisão francesa, discorda.

“Acho que haverá uma mudança nesta temporada”, disse ele. “Tecnicamente, nem é tão difícil de fazer isso. Já existem métodos sendo usados visando permitir que carros elétricos façam mais barulho para evitar acidentes com pedestres. Você também poderia intervir colocando um segundo escapamento, mas não haverá milagres. Esses são motores de 1.6 litro. A era dos V10 e V8 acabou”.

 

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