Sem problemas entre Hamilton e Russell após GP do Japão

terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 12:31

Mercedes

No final do GP do Japão, Carlos Sainz estava em perseguição a Hamilton e Russell, este último com os pneus em situação bem ruim, já ele tinha feito apenas uma troca contra duas de Hamilton e Sainz.

Os estrategistas dos Prateados discutiram se deveriam ordenar uma reversão dos carros ou concordar com o pedido de Russell de que Hamilton ficasse para trás até a última volta para que eles pudessem resistir juntos à Ferrari de Carlos Sainz.

Alguns podem pensar que isso causou um novo foco no relacionamento de Russell e Hamilton. Mas seus comentários muito sensatos pós-corrida minimizaram esse pensamento. E, no final das contas, a Mercedes acertou em cheio.

Russell foi o único piloto a tentar uma parada e mantinha o P5 com pneus duros e desgastados quando foi pego pelo companheiro de equipe Hamilton – cujos pneus duros eram 10 voltas mais novos – faltando oito voltas para a bandeirada.

Hamilton alertou sua equipe Mercedes que “vamos perder essas duas posições” para Carlos Sainz se Russell dificultasse a ultrapassagem. Então, apenas uma volta depois, Hamilton foi tranquilizado: “George foi instruído, vamos trocar de posição na Curva 1”.

Então Russell disse: “Por que não invertemos na última volta e ele permanece no DRS como na semana passada, a menos que esteja lutando por um resultado melhor? Mas a decisão já estava tomada: “Então é uma instrução George, troque de posição”.

Era uma situação diferente da de Singapura, onde Sainz rebocou com sucesso a McLaren do aliado surpresa Lando Norris para que ambos pudessem manter os perseguidores pilotos da Mercedes afastados.

As ultrapassagens lá eram muito mais difíceis do que em Suzuka, onde uma vantagem decente nos pneus – que Hamilton e Sainz tinham sobre Russell – era um bilhete seguro para uma ultrapassagem confortável durante todo o domingo.

A Mercedes reconheceu isso e claramente não queria arriscar que Sainz ultrapassasse os dois carros, preferindo sacrificar apenas um. E como Hamilton tinha pneus 10 voltas mais novos que Russell, era mais provável que se ele pudesse usar isso nas oitos voltas finais e conseguisse ficar à frente de Sainz.

E foi exatamente o que aconteceu.

A Mercedes já havia previsto essa lógica também na noite de sábado, com Andrew Shovlin admitindo “estamos chegando a uma fase do campeonato em que estrategicamente teremos que ficar de olho na Ferrari”.

Hamilton ultrapassar Russell sem perder muito tempo era a escolha mais segura e pragmática e praticamente garantida que a Mercedes tivesse um carro terminando à frente de uma Ferrari, minimizando a oscilação no campeonato de construtores, com a Ferrari reduzindo a margem da Mercedes em segundo lugar de 24 para 20 pontos.

Na volta depois de ultrapassar seu companheiro de equipe, os Prateados disseram a Hamilton para desacelerar o suficiente na 130R para dar o DRS a Russell como defesa contra Sainz e ele o fez, mas Russell também estava mancando no momento da chicane. Os pneus derraparam quando ele acelerou na saída da chicane e Sainz facilmente o ultrapassou para a curva 1 mesmo com Russell tendo o DRS.

“Perdemos todo esse tempo sem motivo”, foi o veredicto inicial de Hamilton pelo rádio após a corrida.

“Se tivéssemos invertido mais cedo, talvez George tivesse tido uma chance melhor de segurar Sainz atrás”, disse Hamilton.

“Mas como ele estava tentando lutar comigo, isso danificou nossos pneus e acho que complicou tudo.”

“O fato é que não estamos brigando no campeonato de pilotos, como pilotos não importa onde estamos, o importante é que um de nós termine à frente da Ferrari para manter a posição na tabela dos construtores.”

“Então hoje realmente precisávamos trabalhar em equipe.”

Ele acrescentou que “não fazia sentido” dar a Russell DRS porque Hamilton “precisava chegar o mais longe possível”.

Após a corrida, Russell admitiu que seus pneus “estavam tostados no final” e disse que não havia “ressentimentos” e que “a equipe tomou a decisão certa”.

Ele reiterou a visão de Hamilton e da equipe de que a luta nos construtores contra a Ferrari deve ter preferência sobre a briga entre eles, uma vez que eles (pilotos da Mercedes) não estão brigando pelo título.

AS - www.autoracing.com.br

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