Sem pit stop e playoff, Stock Car busca maior aproximação com grande público

sábado, 24 de março de 2012 às 19:36

A Stock Car promoveu diversas mudanças no formato de disputa da temporada 2012. As principais alterações foram o fim do pit stop para reabastecimento e o novo sistema de pontuação, sem a disputa de Playoff e descarte dos três piores resultados. Com pontos corridos e sem estratégias mirabolantes de parada nos boxes, as corridas ficarão mais fáceis de entender.

Na verdade, a troca de pneus estará liberada durante a prova, mas o tempo perdido no pit stop dificilmente será recuperado na pista. “Com a redução da corrida de 50 para 40 minutos, não valerá a pena correr o risco. Afinal, um pneu mais novo pode melhorar o rendimento por, no máximo, oito voltas. Por isso, dificilmente algum piloto arriscará uma parada para troca de pneus”, prevê Alceu Feldmann, piloto da Shell Racing.

Foi o próprio que, em 2011, arriscou tudo para vencer a etapa de Santa Cruz do Sul (RS), depois de parar nos boxes na segunda volta para o reabastecimento – até então obrigatório. “Ainda hoje me perguntam como foi possível largar em 26º lugar e vencer. Apenas quem realmente entende de automobilismo sabe como aconteceu, pois contei com a ajuda de um safety car e economizei combustível nas voltas finais”, exemplifica Feldmann.

Ou seja, muita gente que estava nas arquibancadas ou acompanhava a prova pela TV não fazia a mínima ideia do que acontecia na pista após os pit stops. “Tinham pilotos que paravam no começo da corrida, alguns na metade e outros retardavam a entrada nos boxes. Isso deixava a prova mais dinâmica, mas de difícil entendimento”, avalia o paranaense.

A outra mudança, de adoção do formato de pontos corridos, utilizado em vários torneios de futebol, deixará a disputa da Stock Car “mais lógica”, na opinião da maioria dos pilotos. Afinal, quem somar mais pontos será campeão. Mas uma outra regra implementada dará pontos dobrados na etapa final. E isso não agradou a todos. “É assim mesmo. No automobilismo, é impossível atender a todas as expectativas. Sempre alguém vai reclamar”, destaca Feldmann.

Neste domingo, a partir das 9h30, a categoria testará estas e outras novidades, como a proibição de os dez primeiros colocados no grid mexerem no acerto dos carros. Com o mesmo setup de classificação, os ponteiros terão muita dificuldade para manter um bom ritmo do começo ao fim da corrida, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.

EB – www.autoracing.com.br

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