Sem pit stop e playoff, Stock Car busca maior aproximação com grande público
sábado, 24 de março de 2012 às 19:36A Stock Car promoveu diversas mudanças no formato de disputa da temporada 2012. As principais alterações foram o fim do pit stop para reabastecimento e o novo sistema de pontuação, sem a disputa de Playoff e descarte dos três piores resultados. Com pontos corridos e sem estratégias mirabolantes de parada nos boxes, as corridas ficarão mais fáceis de entender.
Na verdade, a troca de pneus estará liberada durante a prova, mas o tempo perdido no pit stop dificilmente será recuperado na pista. “Com a redução da corrida de 50 para 40 minutos, não valerá a pena correr o risco. Afinal, um pneu mais novo pode melhorar o rendimento por, no máximo, oito voltas. Por isso, dificilmente algum piloto arriscará uma parada para troca de pneus”, prevê Alceu Feldmann, piloto da Shell Racing.
Foi o próprio que, em 2011, arriscou tudo para vencer a etapa de Santa Cruz do Sul (RS), depois de parar nos boxes na segunda volta para o reabastecimento – até então obrigatório. “Ainda hoje me perguntam como foi possível largar em 26º lugar e vencer. Apenas quem realmente entende de automobilismo sabe como aconteceu, pois contei com a ajuda de um safety car e economizei combustível nas voltas finais”, exemplifica Feldmann.
Ou seja, muita gente que estava nas arquibancadas ou acompanhava a prova pela TV não fazia a mínima ideia do que acontecia na pista após os pit stops. “Tinham pilotos que paravam no começo da corrida, alguns na metade e outros retardavam a entrada nos boxes. Isso deixava a prova mais dinâmica, mas de difícil entendimento”, avalia o paranaense.
A outra mudança, de adoção do formato de pontos corridos, utilizado em vários torneios de futebol, deixará a disputa da Stock Car “mais lógica”, na opinião da maioria dos pilotos. Afinal, quem somar mais pontos será campeão. Mas uma outra regra implementada dará pontos dobrados na etapa final. E isso não agradou a todos. “É assim mesmo. No automobilismo, é impossível atender a todas as expectativas. Sempre alguém vai reclamar”, destaca Feldmann.
Neste domingo, a partir das 9h30, a categoria testará estas e outras novidades, como a proibição de os dez primeiros colocados no grid mexerem no acerto dos carros. Com o mesmo setup de classificação, os ponteiros terão muita dificuldade para manter um bom ritmo do começo ao fim da corrida, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.
autoracing, noticias
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.