Sebastian Vettel lidera homenagens a Senna em Imola
quinta-feira, 16 de maio de 2024 às 18:12
Homenagens a Ayrton Senna em Imola 2024
A Fórmula 1 já está toda em Imola para o GP da Emilia Romagna, um ano depois das fortes enchentes que resultaram no cancelamento do GP de 2023.
A pacata cidade no norte da Itália parece um mundo diferente dos arredores frenéticos do estádio Hard Rock de Miami, onde Lando Norris deu início às comemorações de sua primeira vitória na F1 há duas semanas. O contraste entre os dois locais resume perfeitamente os extremos da Fórmula 1 moderna, à medida que o esporte continua a alargar novas fronteiras nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que mantém uma posição cada vez mais solta do seu coração europeu.
Situada no sopé dos Apeninos, logo ao sul das vastas e férteis planícies do Vale do Pó, a cidade de Imola tem raízes em 82 a.C. e o assentamento romano Cornelii Forum – um dos muitos entrepostos comerciais ao longo da Via Emilia, que liga Piacenza ao oeste e Rimini, na costa adriática da Itália.
Desde 1953, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari envolve um parque ao sul do centro de Imola e continua sendo uma característica fundamental da cidade. É um circuito repleto de história do automobilismo – algumas gloriosas, outras trágicas – e onde a ligação com as eras passadas da F1 parece quase tangível.
Lembranças do fim de semana de corrida mais infame do local – o GP de San Marino de 1994 – são mais prevalentes do que nunca este ano, já que a F1 comemora respeitosamente 30 anos desde as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em Ímola. O legado de Senna – tricampeão mundial e a figura histórica mais proeminente do esporte – parece ficar mais forte a cada ano, e no dia da mídia de quinta-feira todos os pilotos se reuniram para prestar homenagem.
Corrida a pé em homenagem a Senna
A chuva constante diminuiu na noite de quinta-feira, quando os membros do paddock se reuniram no pit de Imola para prestar homenagem a Senna e Ratzenberger.
A Fundação Senna se uniu ao tetracampeão mundial Sebastian Vettel para organizar uma corrida a pé no circuito – aberta a qualquer membro do paddock que quisesse participar. Pilotos de F1, F2 e F3 fizeram fila para tirar fotos ao lado dos capacetes de Senna e Ratzenberger na frente do grid, antes de Vettel, que recentemente lançou itens de mercadorias de Senna para arrecadar dinheiro para a fundação, liderar algumas centenas de pessoas na corrida.
O pelotão parou na Tamburello, curva onde ocorreu o acidente fatal de Senna em 1º de maio de 1994, com os pilotos se infiltrando no parque público no campo interno onde fica um monumento ao piloto brasileiro. Quando o resto do pelotão começou a correr novamente, uma forte tempestade atingiu o circuito, encharcando aqueles que continuavam a volta completa.
Como mais uma homenagem, Vettel fará uma demonstração em um dos McLaren MP4/8 pilotados por Senna durante a temporada de 1993. O carro pertence a Vettel e ele ocasionalmente corre em eventos públicos usando combustível neutro em carbono.
Sebastian Vettel organiza homenagem a Ayrton Senna em Ímola. “30 anos atrás, as pessoas aqui viveram um conjunto
horrível de eventos”.A Fórmula 1 corre neste fim de semana no circuito em que, 30 anos atrás, Ayrton Senna e Roland Ratzenberger perderam a vida.
Tetracampeão,… pic.twitter.com/Pu2XpLMdDO
— Metrópoles (@Metropoles) May 16, 2024
formula 1, GP Emilia Romagna 2024, Homenagens Senna, noticias f1, noticias sobre Ayrton Senna, noticias sobre Sebastian Vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.