Schumacher: Red Bull corre o risco de cair na “mediocridade”

segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 10:03

Red Bull

Ralf Schumacher disse que a Red Bull corre o risco de cair em um período de mediocridade, com a equipe cada vez mais sob pressão.

O ex-piloto de Fórmula 1 acredita que agora é apenas uma questão de “o que acontece a seguir” para a Red Bull, que ele acha que o chefe Christian Horner deve manter “sob controle”.

Adrian Newey deixará a equipe no início de 2025, com Ferrari e McLaren tendo diminuído consideravelmente a diferença desde o início da temporada atual.

Além da saída do chefe técnico, a Red Bull assumirá a produção de unidades de potência para o novo regulamento de 2026, e tem havido especulações sobre isso.

Ainda não se sabe se ele conseguirá manter o nível de performance demonstrado desde o início desta era no próximo ciclo do regulamento.

No entanto, em meio aos recentes avanços dos concorrentes mais próximos, muitos começam a questionar se o domínio continuará até lá.

“Está tudo muito bem quando você vence”, disse Schumacher ao canal do formel1.de no Youtube. “Para ser justo, a maioria das corridas foram vencidas até agora”.

“É só uma questão do que acontece a seguir. E ele (Horner) ainda tem muita pressão sobre os ombros, que terá de controlar. Isso também vale para o pessoal do gerenciamento”, acrescentou ele, sugerindo que há outras pessoas importantes que desejam deixar a equipe.

“Essa é a coisa perigosa da F1… A Red Bull realmente está correndo um alto risco de cair na mediocridade neste momento. Eu achava que um 2026 medíocre parecia improvável, mas já está difícil este ano”.

No que diz respeito às saídas importantes, Newey pode não ser o último grande nome a deixar a Red Bull.

A incerteza sobre o desempenho a partir de 2026 e os relatos de instabilidade política dentro da equipe também levaram à especulação de que Max Verstappen buscará novos ares – com a Mercedes apontada como o destino mais provável.

Em sintonia com esses rumores, Schumacher sente que, a menos que a Red Bull consiga entregar ao seu tricampeão mundial o melhor carro, ele poderá se transferir para outro lugar.

“Absolutamente não – acho que não”, respondeu ele quando questionado se achava que os rumores de Verstappen na Mercedes haviam sido eliminados.

“Max Verstappen estará em busca do melhor carro. E uma coisa também é clara: no momento não é o da Red Bull. A McLaren tem o pacote mais completo. O RB20 é simplesmente difícil de pilotar. Sem o fator Max, eles também não teria vencido em Imola”.

“Acho que o carro funciona muito bem teoricamente, mas creio que os limites do carro, incluindo a estabilidade aerodinâmica, ele precisa ser tão forçado que não passa mais sobre as zebras e ondulações”.

“Consequentemente, acho que isso é um grande problema. E se eles não conseguirem lidar com isso, Max puxará a corda em algum momento”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.