São Paulo perde a etapa 2015 da Fórmula Truck; administradora se defende

sexta-feira, 11 de setembro de 2015 às 12:20
Interlagos

Interlagos

A Fórmula Truck não fará o encerramento da sua 20ª temporada no Autódromo de Interlagos. Os gigantes da velocidade realizarão a derradeira etapa no Autódromo de Londrina, no Paraná.

Após ter, em outubro de 2014, sua data aprovada pela SPTuris, entidade que administra o Autódromo de Interlagos, a Fórmula Truck finalizou seu calendário e, além de divulgá-lo, também o inseriu em seu regulamento. Porém, no início deste ano a categoria foi surpreendida com a comunicação sobre a indisponibilidade da data aprovada. A data passou a pertencer à Vicar, promotora da Stock Car, que na data, anteriormente reservada para a Fórmula Truck, promoveria o Campeonato Brasileiro de Marcas, sob a alegação de já existir uma solicitação anterior e, portanto comprometimento com eles.

Originalmente essa data era da WEC (World Endurance Championship), que acabou desistindo. Mas a Truck procurou a Vicar e propôs para realizarem juntos, na mesma data, ambos os eventos, ou seja, o Brasileiro de Marcas e a Fórmula Truck. Foi mais uma vez surpreendida com o fato de que a Vicar não mais realizaria seu evento, pois a SPTuris havia programado um novo evento nas dependências do Autódromo de Interlagos. Indignada, a organização da Fórmula Truck pediu esclarecimentos e soluções. Mais uma vez, não obteve resposta.

“Foram várias as tentativas e esforços que empreendemos para que pudéssemos encerrar em São Paulo, que sempre constou em nosso calendário, sendo uma praça pela qual temos um grande carinho, pela receptividade calorosa e acolhedora a nós dedicada pelo público, que nos coroa como o segundo maior público recebido pelo autódromo, ficando atrás tão somente da Fórmula 1. Sequer nos foi apresentada qualquer justificativa plausível para tal definição e postura. Pelo contrário, notam-se situações totalmente adversas ao automobilismo nacional, em uma praça pública, onde os custos para reforma e manutenção são enormes, e a nosso ver, para somente uma categoria, a toda poderosa Fórmula 1, e agora para festivais de música eletrônica. Assim, afasta-se uma categoria automobilística, que depende somente de um autódromo para realizar suas atividades, em prol de um festival de música eletrônica, que tem inúmeros lugares melhores e mais apropriados para sua realização. É triste para torcedores, pilotos e patrocinadores não podermos disputar a corrida em Interlagos, mas faremos uma grande festa em Londrina, onde os torcedores também são fanáticos pela Truck”, disse Neusa Navarro, presidente da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.

ADMINISTRADORA RESPONDE

A São Paulo Turismo, que administra o Autódromo de Interlagos, tem total transparência em relação aos processos de elaboração de proposta e contrato, que são de conhecimento de todos os promotores de eventos no local. Ainda em 2014, a administração do Autódromo recebeu correspondências das empresas interessadas em datas para o ano seguinte.

No final de setembro de 2014, a Vicar, que organiza a Stock Car, enviou solicitação das datas 29/11, 06/12 e 13/12/2015 para realização das etapas correspondentes às suas categorias.

Quase um mês depois, no final de outubro de 2014, a empresa que organiza a Fórmula Truck enviou apenas um pedido para realizar a etapa de São Paulo da Fórmula Truck no dia 06/12/2015. Em nenhum momento a SPTuris aprovou esta solicitação.

Diante do conflito de datas, a SPTuris fez consulta à presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), entidade máxima reguladora da modalidade no país às quais as duas categorias são filiadas, solicitando orientações sobre como proceder, já que o calendário de todas as modalidades são previamente submetidos à aprovação da referida entidade. A CBA transmitiu a decisão à SPTuris que levou em consideração três fatores para manter a data para a Stock Car: a antecedência do pedido feito pela Stock Car (realizado em setembro de 2014, enquanto que a Fórmula Truck o fez em outubro, portanto um mês depois), manter o período tradicionalmente reservado pela Stock que organiza sua prova no final do ano e, por último, porque no ano anterior a Stock também não pode realizar a sua prova em Interlagos – devido às obras – o que acabou acontecendo no circuito de Goiânia.

Como a organização da Stock também promove outros eventos diferenciados, aproveitaram o período de montagem na semana anterior para realizar um festival de música.

Portanto, desde o início de 2015 a organização da Fórmula Truck já sabia e havia sido comunicada sobre a indisponibilidade da data de 06/12/2015. A SPTuris ainda ofereceu aos promotores da Truck a possibilidade de realização do evento nos dias 19 e 20/12/2015, que inicialmente foi aceito.

Nesse caso, o início das montagens deveria ser coordenado com a organização da Stock Car (Vicar), mas posteriormente a própria representante da Fórmula Truck, Neusa Navarro, informou em conversa que as datas não estariam de acordo com as necessidades da categoria e por isso não manifestaram interesse.

Sendo assim, nem mesmo a proposta de locação de áreas foi encaminhada para posterior elaboração de contrato, não havendo nenhum tipo de cobrança de taxa nem pendência financeira da mesma com a SPTuris.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.