São Paulo Indy 300 em 2010: Will Power faturou a primeira edição

domingo, 1 de maio de 2011 às 10:11

indy-saopauloindy300-350Apesar dos percalços, foi encerrada com sucesso a primeira edição da São Paulo Indy 300. A prova, disputada em um circuito de rua montado no Anhembi, foi encerrada após duas horas de duração e não com 75 voltas, tendo Will Power (Penske) como vencedor.

Ryan Hunter-Reay (Andretti) chegou em segundo e Vitor Meira (Foyt) completou o pódio. Raphael Matos (Luczo Dragon/De Ferran) ficou em quarto, Dan Wheldon (Panther) em quinto, Scott Dixon (Ganassi) em sexto e Dario Franchitti (Ganassi) em sétimo.

Entre os demais brasileiros, Hélio Castroneves (Penske) foi nono e Tony Kanaan (Andretti) o décimo, com ambos tendo feito corridas de recuperação. Mario Moraes (KV) abandonou, assim como Mario Romancini (Conquest). Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) estreou com um 13º lugar.

Os problemas começaram no sábado, quando o trecho da Reta do Sambódromo provocou queixas dos pilotos devido a ondulações e superfície mais lisa do que o recomendado. A organização da prova trabalhou duro na noite de sábado e conseguiu melhorar a pista, proporcionando a realização tanto do treino classificatário como da corrida.

A largada foi dada no horário marcado, com Franchitti mantendo a liderança seguido por Alex Tagliani (Fazzt). Uma grande confusão, causada por Takuma Sato (KV) provocou a primeira bandeira amarela e um grande susto. O japonês rodou na poeira da Reta do Sambódromo e atingiu Dixon e Helio Castroneves, que precisou ir aos boxes para reparos.

Mas o susto mesmo veio mais atrás. Mario Moraes (KV) perdeu o controle do carro após o primeiro acidente e “subiu” no bólido de Marco Andretti, que felizmente escapou ileso. A paralisação durou oito voltas, sendo sucedida por mais 14 passagens em alta velocidade.

A maioria dos pilotos aproveitou a segunda bandeira amarela, causada por Milka Duno (Dale Coyne), para a realização de pit stop. Franchitti perdeu a liderança momentaneamente para Simona di Silvestro (HVM), que tinha uma tática diferente. Enquanto isso, Tony Kanaan (Andretti) ganhava terreno e se posicionava em quarto. Na relargada, Hunter-Reay pulou para primeiro, seguido por Franchitti. Kanaan foi envolvido em um toque entre Tagliani e Wheldon e perdeu praticamente uma volta.

Em seguida, a chuva começou a cair com força, a bandeira amarela foi acionada para retirar o carro de Alex Lloyd (Dale Coyne) e, na 35º volta, a direção de prova optou pela interrupção do evento. Foram cerca de 40 minutos de paralisação, até que a água deu uma trégua e a atividade foi recomeçada, com todos os competidores já calçados com pneus para chuva.

Muitos pilotos aproveitaram o recomeço da prova para recolocar os compostos lisos, já que a chuva havia cessado. Outros, como Franchitti e Dixon, preferiram esperar um pouco mais e acabaram pagando caro. Após todas as paradas, Hunter-Reay estava na frente, seguido pelas Penskes de Ryan Briscoe e Will Power.

Briscoe fez duas tentativas até finalmente superar Hunter-Reay. O australiano, no entanto, cometeu um erro e bateu nos pneus a 12 minutos do final, provocando mais uma bandeira amarela. Mario Romancini havia batido um pouco antes, mas o brasileiro conseguiu chegar se arrastando aos boxes.

Após a relargada, Power foi para cima de Hunter-Reay e assumiu a liderança em definitivo, restando quatro minutos para a bandeirada. Na briga de brasileiros, Vitor Meira ultrapassou Raphael Matos, obtendo a vaga final no pódio.

Classificação da prova:

1) Will Power (AUS/Penske), 2h00min58s ou 61 voltas
2) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s8581
3) Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 9s7094
4) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 10s4235
5) Dan Wheldon (ING/Panther), a 10s8883
6) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 11s3473
7) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 12s0579
8) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 12s1654
9) Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 12s7411
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 13s4850
11) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 13s9193
12) Ernesto Viso (VEN/KV), a 16s9039
13) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 19s6451
14) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min14s9191
15) Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1 volta
16) Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 3 voltas
17) Mário Romancini (BRA/Conquest), a 15 voltas
18) Alez Lloyd (ING/Dale Coyne) a 31 voltas
19) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 33 voltas
20) Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 34 voltas
21) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 41 voltas
22) Takuma Sato (JAP/KV), a 61 voltas
23) Marco Andretti (EUA/Andretti), a 61 voltas
24) Mario Moraes (BRA/KV), a 61 voltas

EB – www.autoracing.com.br

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