Santa Cruz do Sul recebe a Stock Car após obras de melhorias que visam reduzir o consumo de pneus

domingo, 25 de setembro de 2022 às 9:20

Gabriel Casagrande

A temporada 2022 da Stock Car Pro Series entra em sua reta final com a disputa da nona etapa, de um total de 12, neste final de semana, em Santa Cruz do Sul (RS). A pista de 3.553 metros de extensão possui 14 curvas, sendo oito para o lado esquerdo e seis para o direito. O autódromo passou por uma reforma recentemente, com o objetivo de sanar uma antiga reclamação de pilotos e equipes: a abrasividade do asfalto e a falta de aderência.

“Santa Cruz do Sul é uma pista que sempre exigiu muito dos pneus. O traçado possui características distintas, como curvas de raio longo, de alta e de baixa velocidade. A maior preocupação das equipes deve ser com os pneus do lado direito, por ser o lado mais apoiado nas curvas, especialmente o pneu traseiro. A pista era considerada a mais abrasiva do calendário da Stock Car até o fim da temporada passada. Com o novo asfalto, ainda não pudemos verificar como será esse desgaste na prática, mas teremos uma boa amostra após os treinos livres de sexta-feira”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

O final de semana marcará as corridas de número 24 e 25 na história da Stock Car em Santa Cruz do Sul. O autódromo gaúcho recebeu a categoria pela primeira vez na história no ano de sua inauguração, em 2005. Da última vez em que a Pro Series correu no interior do Rio Grande do Sul – em 2021 – Thiago Camilo foi o destaque, marcando a pole position e conquistando a vitória na primeira corrida. Ricardo Maurício foi o vencedor da prova 2.

Já na temporada de 2022, na última rodada da categoria, disputada no Velocitta (SP), Felipe Lapenna e Ricardo Maurício foram os vencedores, após intensas disputas nos treinos classificatórios e nas duas corridas. O campeonato segue equilibrado e tem Gabriel Casagrande na liderança com 222 pontos, seguido por Daniel Serra com 203 e o argentino Matias Rossi com 201, em terceiro.

“Na última etapa, tivemos um resultado muito expressivo no treino de classificação, quanto os três primeiros colocados foram separados por apenas 5 milésimos de segundo. Isso significa que os carros da categoria são extremamente equilibrados, mas também quer dizer que nosso trabalho com os pneus está sendo bem-feito. Todos os pilotos encontram condições iguais de segurança e desempenho graças aos compostos fornecidos pela Pirelli para a categoria”, acrescentou Magliano.

Em Santa Cruz do Sul, ao lado da principal categoria brasileira estará a Stock Series, que disputa no interior gaúcho a sexta rodada dupla do ano. O campeonato da categoria de acesso à Stock Car é liderado por Arthur Leist, com 235 pontos, seguido por Vitor Batista (232) e Zezinho Mugiatti (228).

A Band mostra as duas corridas da Pro no domingo (25) ao vivo, assim como o SporTV. O canal fechado exibe também ao vivo o treino classificatório no sábado (24), assim como os canais oficiais da Stock Car Pro Series. A Stock Series também transmite ao vivo as três corridas do final de semana nos canais oficiais da categoria.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.