Sainz é punido e perde cinco posições no México

domingo, 19 de outubro de 2025 às 20:34

Carlos Sainz

Carlos Sainz recebeu uma punição de cinco posições no grid para o Grande Prêmio do México e dois pontos de penalização na superlicença.

A FIA impôs a sanção depois que o espanhol se envolveu em uma colisão com Kimi Antonelli durante o GP dos Estados Unidos em Austin.

Erro de cálculo na volta 6

Na volta 6, Sainz atacou por dentro nas curvas 15 e 16, tentando ultrapassar Antonelli. Entretanto, ele calculou mal o espaço e atingiu o carro da Mercedes, empurrando o italiano para a área de escape.

Quero ser VIP
 

Mesmo com o toque, Antonelli manteve o controle e voltou à pista, enquanto Sainz destruiu a asa dianteira e abandonou a prova logo em seguida.

Pouco depois do abandono, os comissários chamaram o piloto da Williams para explicar a manobra, que gerou debate imediato pela agressividade.

Decisão e justificativa da FIA

Como Sainz não terminou a corrida, os comissários optaram por converter a penalização em cinco posições no grid do México, equivalente a 10 segundos de punição.

Além disso, o espanhol somou dois pontos na superlicença, elevando seu total para quatro nos últimos 12 meses. A FIA destacou que o caso reforça o rigor nas decisões sobre ultrapassagens mal calculadas.

No relatório oficial, os fiscais descreveram que o carro nº 55 tentou ultrapassar o carro nº 12 por dentro na curva 15 e que o toque ocorreu exatamente no ponto de tangência.

Sainz alegou que esperava espaço de Antonelli, mas os comissários lembraram que o espanhol não estava lado a lado antes do apex da curva – portanto, não tinha direito à tangência.

FIA aponta culpa de Sainz pela colisão

As Diretrizes de Padrões de Pilotagem determinam que o competidor só pode reivindicar espaço se o eixo dianteiro alcançar o retrovisor do carro à frente – algo que não aconteceu nesse caso.

Por essa razão, os comissários atribuíram a culpa a Sainz e aplicaram a punição de forma direta.

Mesmo assim, o espanhol defendeu sua ação, dizendo que Antonelli poderia ter evitado o toque. No entanto, o painel avaliou a tentativa como tardia e mal executada, classificando o episódio como erro de julgamento do piloto da Williams.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.