Sainz furioso com punição no GP da Holanda

domingo, 31 de agosto de 2025 às 14:55

Liam Lawson e Carlos Sainz

Carlos Sainz ficou duas vezes frustrado e surpreso com as decisões dos comissários do GP da Holanda, enfrentando o que considera “uma questão séria”.

O espanhol recebeu uma punição de 10 segundos por um choque com Liam Lawson, da Racing Bulls, durante uma relargada na volta 27. O incidente aconteceu logo após Lewis Hamilton bater sua Ferrari na curva 3.

A colisão deixou Lawson com um furo no pneu traseiro esquerdo e Sainz com danos no pneu dianteiro direito, além de exigir uma troca de asa dianteira. Imediatamente, Sainz culpou Lawson pelo rádio, mostrando sua irritação.

Quero ser VIP
 

“Ele é simplesmente tão estúpido”, reclamou Sainz. “Meu Deus! Esse cara! Sempre o mesmo cara”.

A manobra que causou o choque

Sainz tentou ultrapassar Lawson pelo lado de fora da curva 1. No entanto, Lawson espalhou para fechar a passagem. Como resultado, a traseira esquerda do carro do neozelandês acabou tocando a asa dianteira da Williams.

Quando Sainz descobriu que ele havia sido penalizado e não Lawson, a incredulidade foi imediata.

“Quem? Quem recebeu a punição Eu? Você está brincando? É a coisa mais ridícula que já ouvi na vida”.

Além disso, o espanhol destacou que a decisão não faz sentido dentro do contexto da corrida.

Protesto pós-corrida e críticas à FIA

Após a prova, em entrevistas à imprensa, Sainz manteve sua indignação.

“Receber uma penalização de 10 segundos por isso é uma piada completa. Por isso, preciso ir aos comissários para entender o ponto de vista deles porque isso é inaceitável”.

Ele ainda criticou o nível de arbitragem da Fórmula 1.

“Não é o nível de comissários que a F1 precisa, se consideraram aquilo uma punição de 10 segundos para mim. Além disso, é um assunto sério que me preocupa como piloto, diretor da GPDA, e vou levantar essa questão”.

Recusa da FIA gera ainda mais frustração

Sainz tentou se reunir com os comissários após cumprir suas atividades de mídia, porém foi recusado, aumentando sua irritação.

“O mais confuso é que a FIA sempre diz que podemos consultar os comissários sobre qualquer dúvida. No entanto, recebi uma mensagem dizendo que eles preferem não falar comigo agora. Não sei de onde vem isso”.

Vale lembrar que a única justificativa parcial para os comissários é que havia diversas investigações pós-corrida devido a múltiplos incidentes durante a prova.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.