Sainz frustrado com o congelamento do carro da Williams para 2025
domingo, 4 de maio de 2025 às 11:20
Carlos Sainz
Carlos Sainz expressou frustração com a decisão da Williams de interromper o desenvolvimento do carro de Fórmula 1 de 2025, redirecionando recursos para a temporada de 2026.
Após uma transição desafiadora da Ferrari, onde foi substituído por Lewis Hamilton, o espanhol começou a se firmar na Williams. O chefe da equipe, James Vowles, elogiou a decisão de Sainz de se juntar à equipe, dizendo ao jornal AS:
“Estou muito orgulhoso de que Carlos tenha acreditado em mim e espero que o mundo veja o que ele viu agora. Carlos é uma parte fundamental do nosso progresso neste ano”.
No entanto, Sainz revelou em Miami que a Williams interrompeu todo o desenvolvimento do carro de 2025, uma decisão que o deixou “irritado”.
“Acho que este carro tem muito potencial”, disse ele à DAZN. “Se pudéssemos realmente desenvolvê-lo e aplicar as melhorias que eu poderia pedir à equipe no túnel de vento, e melhorar duas ou três coisas no carro que atualmente não estão tão boas, estou convencido de que a equipe poderia dar grandes passos adiante”.
Ele acrescentou: “Nossa decisão é não investir no carro deste ano e investir todo o orçamento e horas de túnel de vento no carro de 2026 e focar nisso”.
Sainz, de 30 anos, expressou sua decepção, afirmando: “Isso até me deixa irritado, porque quando você vê que está a três décimos da pole e ainda enxerga o grande potencial que temos pela frente, em apenas minha sexta corrida, e com um carro que ainda tem vários pontos que não me agradam, gostaria de ver o que seríamos capazes de fazer. Mas, para este ano, acho que isso é o melhor que podemos esperar. Circuito por circuito, faremos um pouco melhor ou pior, mas é isso”.
Apesar da frustração, Sainz esclareceu seu apoio à estratégia de longo prazo da Williams, enquanto Vowles observou que algumas pequenas melhorias ainda estão planejadas para 2025. “Temos desempenho em vista”, afirmou Vowles.
“Há uma mudança de regra na nona corrida, onde todos terão que trocar a asa dianteira, e estamos aproveitando a oportunidade para trazer mais desempenho. E um pouco mais depois disso, embora não muito. Apenas algum progresso em pequenas coisas que encontramos nos últimos meses”, prosseguiu.
“Mas o verdadeiro objetivo é 2026. Tudo o que faremos trará um pouco mais de desempenho ao carro deste ano, mas nada de 2026 será sacrificado”, concluiu o chefe da Williams.
2025, 2026, carlos sainz, carro, f1, formula 1, James Vowles, noticias f1, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.