Sainz crava a pole position no México
sábado, 26 de outubro de 2024 às 19:13
Carlos Sainz
Carlos Sainz conquistou a pole position para o GP da Cidade do México em uma classificação repleta de surpresas.
A mais significativa foi a eliminação de Oscar Piastri e Sergio Perez no Q1, deixando os pilotos da McLaren e Red Bull lado a lado na penúltima fila do grid.
Outra aconteceu depois das primeiras tentativas do Q3, quando Max Verstappen teve sua volta deletada após cortar a curva 2.
Isso deixou Verstappen sob pressão na segunda tentativa; ele não conseguiu igualar Sainz, já que o piloto da Ferrari foi o único a baixar da casa de 1m16s.
Lando Norris terminou em terceiro, mais de três décimos atrás de seu ex-companheiro de equipe, com a segunda Ferrari de Charles Leclerc em quarto.
A Mercedes ficou na terceira fila, com George Russell à frente de Lewis Hamilton. Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Alex Albon e Nico Hulkenberg completaram o top 10.
Em sua primeira tentativa com pneus macios no Q1, Piastri fez parciais que o teriam garantido facilmente, mas ele excedeu os limites de pista na curva 12 e teve sua volta excluída.
Ao invés de parar para colocar outro jogo de pneus macios, Piastri tentou uma segunda volta. Essa decisão o deixou em 17º no grid de largada.
Quanto a Perez, em nenhum momento ele pareceu confortável em seu RB20 e largará em 18º, à frente apenas de Esteban Ocon e Zhou Guanyu.
Franco Colapinto também cometeu um erro em sua volta mais rápida e precisou se conformar com a 16ª colocação.
No Q2, Norris foi o primeiro a brilhar com 1m16.301s, 0.328s mais rápido que Verstappen, embora ajudado por um vácuo de Hulkenberg no início de sua volta.
Foi um tempo que permaneceu imbatível até a bandeira vermelha que surgiu cerca de 30 segundos antes do final.
Em sua última volta rápida, Yuki Tsunoda travou na curva 12, saindo da pista e batendo em uma barreira, significando que ele largará em 11º.
O acidente de Tsunoda impediu que seu companheiro de equipe Liam Lawson baixasse após estabelecer sua melhor marca no primeiro setor. O neozelandês se classificou em 12º.
Fernando Alonso e Lance Stroll estavam prestes a abrir suas últimas voltas rápidas quando foram forçados a abortar, deixando-os em 13º e 14º, enquanto Valtteri Bottas terminou em 15º.
Confira o grid:
carlos sainz, f1, ferrari, formula 1, GP da Cidade do Mexico, noticias f1, pole position
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.