Saída de Newey não prejudicará a Red Bull antes de 2026

sexta-feira, 10 de maio de 2024 às 9:39

Adrian Newey

A saída de Adrian Newey não prejudicará a Red Bull – pelo menos em 2025.

Essa é a opinião de dois ex-chefes de equipe na Fórmula 1, Gunther Steiner e Gian Carlo Minardi.

Alguns estão prevendo que a Red Bull já está começando a perder sua vantagem dominante em 2024 em meio a problemas internos na equipe.

A luta pelo poder e o escândalo de Christian Horner custaram à Red Bull o talento técnico de Newey, que já se afastou das questões de F1 antes de deixar completamente a organização nos primeiros meses de 2025.

Newey até negociou um período muito curto de “quarentena”, após o qual ele aparentemente poderá ingressar em outra equipe – talvez Ferrari, Aston Martin ou Mercedes – já no próximo ano.

“Acho estranho que ele possa começar a trabalhar em outro lugar já no próximo ano”, disse Steiner à Sky Italia.

Mas apesar de pensar que “todos os períodos dominantes” eventualmente chegam ao fim na F1, a Red Bull pode continuar vencendo pelo menos a curto e médio prazo.

“A era Red Bull chegará ao fim em 2026, no máximo, mas no momento eles estão em boa forma”, acrescentou Steiner. “A curto prazo, não fará uma grande diferença porque o conceito já está estabelecido”.

De fato, Newey admitiu em Miami no fim de semana passado – onde foi excluído das reuniões técnicas da Red Bull – que trabalhou nos principais pontos fracos do carro de 2024 para que o de 2025 seja ainda melhor.

Steiner disse Red Bull não notará significativamente a ausência de Newey em 2024 e 2025 – o último ano do regulamento atual.

“Não perdi a esperança de que haja mais algumas lutas este ano”, disse ele. “Porém, os engenheiros da Red Bull já estão extraindo a melhor performance deste carro muito bom. Eles não precisam de Adrian para isso”.

“Ele está lá para planejar o futuro, não para supervisionar o que acontece na pista. Portanto, isso terá um impacto em 2026”.

“No momento, todas as equipes estão puramente focadas no futuro, 2026, praticamente dando como certo o sucesso e a supremacia da Red Bull”, comentou Gian Carlo Minardi, ex-proprietário e chefe de equipe na F1.

“A Red Bull continua tendo o carro de referência, mesmo que pareça ter perdido a serenidade que os caracterizou constantemente nas últimas temporadas, principalmente devido aos conhecidos problemas internos que estão enfrentando”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.