Saiba um pouco mais sobre o Brasileiro de Kart 02/08/05

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 23:00
Provas em Ipatinga

Aconteceu na ultima semana de Julho, com a participação de pilotos de todo o país o 40º Campeonato Brasileiro de Kart, nas categorias Graduados A e B, Sênior A e B, Sudam Jr. e Super Sênior.

Foi disputado na cidade de Ipatinga em Minas Gerais, no Kartódromo Emerson Fittipaldi que conta com uma bela pista de 1200 metros de extensão. Um dos pontos marcantes do evento foi a grande presença e participação do público que lotou a arquibancada coberta, bem como toda a área gramada na lateral do circuito.

Cada categoria foi disputada em quatro baterias, sendo que a ultima delas tinha a pontuação contada em dobro em relação às três primeiras. Por haver a possibilidade de se descartar o pior resultado nas baterias, este sistema de pontuação faz com que a disputa siga até a ultima volta.

Provas em Ipatinga

As corridas foram muito disputadas, marcadas por muitas ultrapassagens, inúmeros motores travados e acidentes espetaculares, sendo que três pilotos foram removidos de ambulância do kartódromo, onde tiveram o atendimento do Doutor Daniel de Moraes, considerado um “Anjo da Guarda” pelos pilotos da categoria, e sua equipe médica.

Na categoria Graduados A, o piloto mineiro Clemente Faria Jr. que largou a 1ª bateria na 11ª posição no grid, após uma recuperação espetacular, terminou em primeiro lugar. O segundo colocado foi Felipe Polehtto e em terceiro ficou Dennis Dirani. Vítima de um acidente na largada, o piloto Sergio Jimenez teve fraturada uma roda de seu kart, não terminando a bateria. Por ter vencido a primeira bateria, Clementinho largou em primeiro na segunda bateria, e por ali permaneceu até o fim, fechando a sexta com duas vitórias.

Chegada de bateria

Agora foi a vez de Jimenez dar show e terminar em segundo, mesmo largando do final do pelotão, seguido por Rafael Monteiro. Mais uma vez Clemente largou na frente, manteve a liderança por seis voltas, sendo ultrapassado por Rafael Monteiro e Sérgio Jimenez na curva que antecede o “s” da entrada da reta de chegada. Poucas voltas depois foi a vez de Jimenez conquistar a ponta e ganhar a terceira bateria, incendiando a disputa do campeonato que só seria decidido na quarta e última bateria. Em segundo ficou Monteiro e em terceiro Clemente.

Na quarta e decisiva bateria, Gimenez largou e manteve a ponta, seguido de perto por Clemente e Vinícius Quadros, mas teve de abandonar após ter seu motor travado por quebra de biela, abandonando assim a disputa pelo título. Clemente com isso passou a administrar a vantagem de pontos conseguida nas outras baterias, foi ultrapassado por Quadros, chegando em segundo na bateria, sagrando-se assim Tetra-Campeão Brasileiro de Kart.

Sérgio Jimenez

Na categoria Graduados B o campeão foi o paulista Douglas Hiar, na categoria sênior A venceu o brasiliense Rodrigo Piquet, na sênior B o Campeão Brasileiro foi o paulista Fábio Gomide, na Sudam Jr. o campeão foi o brasiliense Felipe Guimarães e na Super Sênior, o piloto baiano Rogério Rezende.

Texto e fotos por Paulo Penna

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.