Saga da Red Bull – briga na pista ou política da Formula 1?

segunda-feira, 23 de julho de 2012 às 12:23

F112-button-vettel-alemanha-domingo615
Lewis Hamilton questionou a maturidade do campeão mundial Sebastian Vettel depois que o piloto da Red Bull o chamou de “estúpido” em Hockenheim.

Vettel não gostou do modo como Hamilton o ultrapassou apesar de estar uma volta atrás durante o GP da Alemanha. “Não foi elegante da parte dele”, declarou Vettel. “É um pouco estúpido incomodar os líderes”.

Quando ouviu os comentários do alemão, Hamilton respondeu: “A maturidade chegou, eu acho. Isso demonstra sua maturidade”. Vettel inclusive sugeriu que Hamilton havia feito a manobra para perturbá-lo em sua batalha com a outra McLaren de Jenson Button. Mas Button insistiu: “Ele (Hamilton) pode fazer aquilo”.

O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, também defendeu o campeão mundial de 2008. “Pilotos de corrida ultrapassam. Se isso é estúpido, eu não sei o que mais é. Ele estava mais rápido, ultrapassou e abriu vantagem, então não estou certo da estupidez. Cabe aos outros comentar, eu suponho”.

De fato, outros sentiram que havia mais em jogo – inclusive a política da Fórmula 1. Rumores no paddock indicaram que a tensão entre as duas equipes aumentou novamente, em meio a sugestões de que foi a McLaren que acusou os mapeamentos de motor ousados da Red Bull.

“Essa é a natureza da Fórmula 1”, declarou o chefe da Red Bull, Christian Horner. “Você sempre terá outras equipes que irão especular que você fez algo errado”.

Escrevendo no Der Spiegel, o correspondente Ralf Bach foi ainda mais longe, com a controvérsia do mapeamento e a punição de Vettel após a corrida envolvidos. A teoria da conspiração é de que a FIA está sendo dura com a Red Bull, em meio à recusa da atual campeã mundial em aceitar os novos regulamentos de limitação de custos.

Referindo-se à ultrapassagem penalizada de Vettel sobre Jenson Button, Helmut Marko observou que “normalmente, o diretor de prova mandaria um e-mail avisando que ele deveria devolver a posição. Desta vez, não”, disse o austríaco. O drive-through pós corrida custou a Vettel não apenas o segundo lugar, mas também o terceiro e o quarto.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.