Russell vence e McLaren é campeã de construtores em Singapura

domingo, 5 de outubro de 2025 às 10:44

George Russell

George Russell transformou a pole position em uma vitória dominante no Grande Prêmio de Singapura.

Desde a largada, o britânico impôs ritmo e controle absolutos, enquanto a McLaren conquistou o título de construtores em meio a um novo capítulo de tensão interna.

Logo na primeira volta, Lando Norris e Oscar Piastri se tocaram, provocando caos na equipe. Ao forçar Piastri para fora na curva 3, Norris ganhou duas posições, subindo de quinto para terceiro.

Quero ser VIP
 

O australiano caiu para quarto e ficou furioso. A cena, embora breve, criou um clima pesado no rádio da McLaren.

Enquanto isso, Russell abria vantagem e Verstappen tentava resistir, mas com dificuldades. A corrida seguiu em ritmo intenso, com a Mercedes claramente superior.

Título confirmado, mas McLaren enfrenta crise interna

Mesmo sob polêmica, a McLaren garantiu os 13 pontos necessários para conquistar seu segundo título consecutivo de construtores.

No entanto, o feito foi ofuscado pelo conflito entre seus pilotos. Piastri terminou em quarto, visivelmente irritado com a decisão da equipe de não intervir no incidente.

Ao mesmo tempo, Norris manteve-se firme em terceiro. Apesar de ter tentado pressionar Max Verstappen em vários momentos, não conseguiu encontrar brechas.

O holandês, embora enfrentasse falhas nas trocas de marcha do RB21, defendeu-se com maestria e segurou a posição até o fim.

Assim, a Red Bull evitou um desastre maior, mas Verstappen saiu frustrado com a performance limitada do carro.

Largada caótica e decisões arriscadas de pneus

Minutos antes da prova, uma breve chuva transformou o circuito de Marina Bay em um quebra-cabeça. O segundo e o terceiro setores ficaram úmidos, enquanto o primeiro permaneceu seco.

Ainda assim, todos os pilotos decidiram largar com pneus slicks. Apenas Verstappen, entre os sete primeiros, arriscou com os macios. Por conta disso, Alex Albon e Pierre Gasly começaram dos boxes, o que reduziu o grid para 18 carros.

Assim que as luzes se apagaram, Russell arrancou de forma impecável com pneus médios novos. Verstappen, de macios usados, precisou se contentar com o segundo lugar.

Logo atrás, Norris fez uma largada explosiva, passando Piastri na curva 3 e tocando levemente a traseira de Verstappen. O contato danificou a ponta da asa dianteira do britânico, mas por sorte o dano não comprometeu sua corrida.

Enquanto isso, Piastri perdia tempo e posição, completamente indignado com o toque. Porém, a McLaren optou por não tomar nenhuma atitude.

Russell abre vantagem e Verstappen sofre com o carro

Nas primeiras voltas, Russell ampliou a diferença volta após volta. Na oitava, já tinha 3.6s de vantagem sobre Verstappen. O britânico controlava a prova com ritmo consistente, enquanto o holandês reclamava novamente das trocas de marcha.

A diferença subiu para quase seis segundos na volta 12. Nesse momento, Norris começou a se aproximar do piloto da Red Bull, mantendo-se a pouco mais de um segundo de distância.

Enquanto isso, no fundo do pelotão, Yuki Tsunoda e Gabriel Bortoleto inauguraram as paradas nos boxes ao fim da volta 13. Logo depois, Norris acertou o muro da curva 17, mas seguiu ileso.

Estratégias decisivas e pressão até o fim

A Red Bull chamou Verstappen na volta 19. A McLaren, por sua vez, hesitou. A Ferrari reagiu primeiro, parando Charles Leclerc na 21. Já Russell só trocou pneus na 25, consolidando o controle da prova.

Dessa vez, a McLaren não esperou tanto e chamou Norris na 26. O britânico voltou 3.5s atrás de Verstappen, mas com pneus sete voltas mais novos. Piastri parou na 27, porém enfrentou um pit stop lento e retornou dez segundos atrás do companheiro.

Com todos os líderes usando pneus duros, Russell liderava tranquilo, seguido por Verstappen, Norris e Piastri. A vantagem do britânico era sólida, mas Verstappen começou a reduzir a diferença volta após volta.

Entretanto, uma forte travada na curva 14 jogou o esforço do holandês por terra. A diferença voltou a crescer para cinco segundos, o que recolocou Norris na disputa direta pelo segundo lugar.

A partir da volta 46, com o tráfego intenso, Norris entrou na zona de DRS e manteve-se próximo até o final. Contudo, o britânico não conseguiu uma brecha para atacar.

Vitória tranquila e controle absoluto da Mercedes

Russell cruzou a linha de chegada com mais de cinco segundos de vantagem, garantindo uma vitória impecável em Singapura. Verstappen e Norris completaram o pódio, enquanto Piastri terminou em quarto, frustrado com o desfecho.

Logo atrás, Kimi Antonelli foi o quinto. Leclerc, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Oliver Bearman e Carlos Sainz fecharam o top 10. Nenhum piloto abandonou a corrida, o que confirmou a confiabilidade dos carros nesta fase final da temporada.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 George Russell Mercedes 62 1:40:22.367
2 Max Verstappen Red Bull 62 +5.430s
3 Lando Norris McLaren 62 +6.066s
4 Oscar Piastri McLaren 62 +8.146s
5 Kimi Antonelli Mercedes 62 +33.681s
6 Charles Leclerc Ferrari 62 +45.996s
7 Lewis Hamilton Ferrari 62 +80.251s
8 Fernando Alonso Aston Martin 62 +80.667s
9 Oliver Bearman Haas 62 +93.527s
10 Carlos Sainz Williams 61 1 volta
11 Isack Hadjar Racing Bulls 61 1 volta
12 Yuki Tsunoda Red Bull 61 1 volta
13 Lance Stroll Aston Martin 61 1 volta
14 Alexander Albon Williams 61 1 volta
15 Liam Lawson Racing Bulls 61 1 volta
16 Franco Colapinto Alpine 61 1 volta
17 Gabriel Bortoleto Sauber 61 1 volta
18 Esteban Ocon Haas 61 1 volta
19 Pierre Gasly Alpine 61 1 volta
20 Nico Hulkenberg Sauber 61 1 volta

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.