Russell sobre punição da Red Bull: “No papel parece pior do que é”

sábado, 11 de fevereiro de 2023 às 10:15

Russell x Perez – GP da França 2022

A Red Bull Racing ultrapassou seu teto orçamentário em 2021 e recebeu a conta por isso no final do ano passado: dez por cento menos tempo no túnel de vento e multa de 7 milhões de dólares. George Russell não acha que isso vá prejudicar a atual campeã mundial tanto quanto parece no papel.

Como a equipe de Max Verstappen e Sergio Pérez terminou em primeiro no campeonato de construtores no ano passado e a Mercedes em terceiro, a Red Bull deve passar menos tempo no túnel de vento de qualquer maneira. Isso se deve ao handicap aerodinâmico introduzido em 2021.

A Red Bull teria permissão para gastar 70% do tempo no túnel de vento em 2023, a Mercedes 80%. Além disso, no entanto, vem a penalidade do estouro do limite de orçamento, o que significa que a equipe baseada em Milton Keynes agora tem permissão para apenas 63% do total. De fato, dez por cento de 70 é sete por cento.

“Acho que pode ser um fator”, reconheceu Russell em entrevista à revista alemã Auto, Motor und Sport. “Mas o benefício que a Red Bull tem é que eles começaram de um nível muito alto e tiveram as fundações lá”.

“Estamos usando nosso tempo de túnel de vento para encontrar respostas. Por exemplo, é essa a direção que precisamos seguir ou essa é a direção precisamos ir? Considerando que a Red Bull, por eles estarem no caminho certo desde o início, não está resolvendo problemas, eles estão apenas adicionando desempenho”, comentou.

Portanto, o piloto britânico da Mercedes não sabe exatamente o tamanho do impacto. “Embora pareça que temos muito mais tempo no túnel de vento, porque eles estavam no caminho certo desde o início, não acho que isso os prejudicará tanto quanto parece no papel. Porque provavelmente usamos esses 10% extras resolvendo nossos problemas, que a Red Bull já resolveu”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

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