Russell surpreende e coloca Mercedes na pole em Singapura
sábado, 4 de outubro de 2025 às 11:13
George Russell
George Russell viveu uma noite inspirada e conquistou uma pole position impressionante no Grande Prêmio de Singapura, além de quebrar o recorde de volta no circuito de Marina Bay.
O britânico marcou 1m29.158s e superou Max Verstappen por quase dois décimos. Oscar Piastri veio logo atrás, em terceiro.
Kimi Antonelli dividiu com ele a segunda fila. Lando Norris, por sua vez, completou o top 5 e frustrou a McLaren, que esperava dominar a sessão.

Q3
Logo no início do Q3, Russell marcou 1m29.165s, quase quatro décimos mais rápido que a pole de Norris no ano passado. Antonelli confirmou o bom ritmo da Mercedes e apareceu logo em segundo.
Mesmo com esforço, Verstappen e Piastri reagiram e entraram no grupo da frente, garantindo o segundo e o terceiro lugares. Norris, entretanto, permaneceu em quinto após as primeiras voltas rápidas.
Enquanto isso, Lewis Hamilton e Charles Leclerc colocaram as Ferraris em sexto e sétimo. Isack Hadjar, Oliver Bearman e Fernando Alonso fecharam o top 10.
Nas voltas finais, quase todos mantiveram a performance. Russell ainda melhorou ligeiramente o tempo, e Verstappen não conseguiu reagir. Assim, o britânico confirmou a pole sem contestação.
Q2
Depois que Pierre Gasly abandonou o Q1 com um problema hidráulico ou elétrico, a direção de prova adiou o início do Q2 para recuperar o Alpine e analisar possíveis infrações de bandeira amarela.
Assim que a pista foi liberada, Verstappen abriu a sessão com força e marcou 1m29.747s, apenas dois décimos acima da pole de 2024. Em seguida, as McLarens reagiram. Piastri superou Norris, enquanto Hamilton se colocou entre os dois.
Por outro lado, Leclerc enfrentou dificuldades. O monegasco tocou o muro, perdeu ritmo e terminou em 13º.
Logo depois, a FIA encerrou a investigação sobre Russell, confirmando que ele não cometeu infração no Q1. O britânico voltou à pista com confiança e saltou para o topo da tabela.
Antonelli ficou logo atrás e Verstappen se colocou entre os dois, apenas 10 milésimos mais lento que o líder.
Na parte final da sessão, Leclerc reagiu e garantiu o sexto lugar. Yuki Tsunoda, Liam Lawson, as duas Williams e Nico Hulkenberg ficaram pelo caminho.
O equilíbrio entre Mercedes, Red Bull e McLaren mostrou que a disputa pela pole estava aberta até o último segundo.
Q1
Mesmo após dois acidentes nos treinos, Liam Lawson alinhou o carro no início da classificação graças ao trabalho intenso da Racing Bulls.
Nos primeiros minutos, Franco Colapinto marcou 1m32.096s, mas perdeu a liderança rapidamente para vários rivais.
Logo depois, Hamilton, que escapou de punição por um incidente no TL3, errou na primeira tentativa e teve o tempo deletado.
Enquanto isso, Leclerc assumiu a ponta com 1m30.940s, mas Verstappen logo tomou a liderança. Piastri, por sua vez, teve a volta arruinada por uma bandeira amarela indevida, acionada por um carro que saiu da pista para abrir passagem.
Carlos Sainz e Antonelli entraram no radar dos comissários por possível bloqueio, mas não receberam punições.
A surpresa veio de Hadjar, que assumiu o topo e ficou à frente de Verstappen. No entanto, Norris reagiu imediatamente e reduziu o tempo em três décimos.
Pouco antes do final, Pierre Gasly provocou nova bandeira amarela ao sofrer um problema no Alpine, o que impediu qualquer melhora posterior. O francês fechou a sessão na última posição.
Após o encerramento, Lance Stroll, Russell, Tsunoda, Gabriel Bortoleto e Hulkenberg voltaram a ser investigados por um possível erro sob bandeira amarela. Stroll foi liberado de imediato, e Russell recebeu absolvição logo depois.
Confira o grid:
Pos. | Piloto | Equipe | Q1 | Q2 | Q3 | Voltas |
1 | George Russell | Mercedes | 1:29.928 | 1:29.562 | 1:29.158 | 18 |
2 | Max Verstappen | Red Bull | 1:30.028 | 1:29.572 | 1:29.340 | 18 |
3 | Oscar Piastri | McLaren | 1:30.313 | 1:29.813 | 1:29.524 | 20 |
4 | Kimi Antonelli | Mercedes | 1:30.036 | 1:29.649 | 1:29.537 | 17 |
5 | Lando Norris | McLaren | 1:29.932 | 1:29.809 | 1:29.586 | 20 |
6 | Lewis Hamilton | Ferrari | 1:29.765 | 1:29.936 | 1:29.688 | 20 |
7 | Charles Leclerc | Ferrari | 1:30.370 | 1:29.914 | 1:29.784 | 22 |
8 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 1:30.214 | 1:30.016 | 1:29.846 | 19 |
9 | Oliver Bearman | Haas | 1:30.420 | 1:30.076 | 1:29.868 | 17 |
10 | Fernando Alonso | Aston Martin | 1:30.745 | 1:30.054 | 1:29.955 | 18 |
11 | Nico Hulkenberg | Sauber | 1:30.715 | 1:30.141 | 15 | |
12 | Alexander Albon | Williams | 1:30.775 | 1:30.202 | 14 | |
13 | Carlos Sainz | Williams | 1:30.640 | 1:30.235 | 14 | |
14 | Liam Lawson | Racing Bulls | 1:30.681 | 1:30.320 | 14 | |
15 | Yuki Tsunoda | Red Bull | 1:30.574 | 1:30.353 | 12 | |
16 | Gabriel Bortoleto | Sauber | 1:30.820 | 8 | ||
17 | Lance Stroll | Aston Martin | 1:30.949 | 9 | ||
18 | Franco Colapinto | Alpine | 1:30.982 | 9 | ||
19 | Esteban Ocon | Haas | 1:30.989 | 6 | ||
20 | Pierre Gasly | Alpine | 1:31.261 | 8 |
classificação f1, comentar formula 1, ferrari, formula 1, george russell, marina bay, max verstappen, mclaren, mercedes, oscar piastri, pole Singapura, q1, Q2, q3
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.