Russell explica erro de pneus na classificação

sábado, 6 de setembro de 2025 às 14:23

George Russell

George Russell revelou que uma falha de comunicação com a Mercedes acabou prejudicando sua estratégia na fase final da classificação para o GP da Itália de Fórmula 1 em Monza.

O britânico entrou no Q3 calçado com pneus macios. No entanto, logo questionou a decisão pelo rádio e afirmou que havia solicitado os médios.

O detalhe é que Russell já havia se destacado no Q1 justamente com esse composto, o que reforçou sua preferência. Além disso, a Mercedes era uma das poucas equipes que levou vários jogos de médios para Monza, o que aumentou a frustração do piloto.

Quero ser VIP
 

“Foi apenas um erro de comunicação entre mim e a equipe”, explicou Russell. “Eles não têm tanta culpa. Eu também não deixei claro o suficiente”.

“Depois do Q1, disse que o médio estava ótimo e sugeri usá-lo no Q3. Reforcei no meio do Q2, mas quando perguntei no box se seguiríamos o plano, achei que era com médios. Porém, para eles, o plano já era com macios”.

Estratégia mal alinhada e resultado final

Com a escolha equivocada, Russell terminou a sessão em sexto lugar. Entretanto, largará em quinto devido à punição aplicada a Lewis Hamilton.

Apesar disso, o britânico acredita que sua posição final não teria mudado muito, já que ficou 0.365s atrás do pole Max Verstappen.

“A diferença foi grande no fim”, comentou. “Porém, eu me senti mais confortável com os médios. No Q3, não encaixei boas voltas. Melhorei apenas um décimo e meio em relação ao Q1 quando normalmente você ganha meio segundo. Assim, P5 provavelmente foi justo”.

Características de Monza não favorecem a McLaren

A pole em Monza não foi para McLaren pela sétima vez na temporada. Lando Norris ficou em segundo e Oscar Piastri em terceiro.

Questionado sobre por que a Mercedes não conseguiu superar a equipe rival como a Red Bull fez, Russell apontou um fator-chave.

“Subestimamos um pouco o Q3. Este circuito não favorece tanto a McLaren porque o desgaste é baixo e dá para fazer várias voltas com o mesmo pneu. A corrida será facilmente de um pit stop, e isso não é o ponto forte deles”.

Wolff lamenta oportunidade desperdiçada

O chefe Toto Wolff também classificou a situação dos pneus como “erro de comunicação” e demonstrou clara insatisfação com o desempenho da Mercedes no sábado.

“Não fiquei satisfeito de forma alguma”, afirmou à Sky Sports Deutschland. “Tínhamos um carro rápido, mas não evoluímos ao longo da sessão”.

“Enquanto todos os outros melhoraram, nós ficamos estagnados. A estratégia estava sob controle, mas esperávamos um resultado melhor”.

Dessa forma, Russell dividirá a terceira fila do grid com Andrea Kimi Antonelli. Agora, a Mercedes precisa reagir rapidamente se quiser enfrentar de igual para igual McLaren e Red Bull durante a corrida em Monza.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.