Russell explica dificuldades em classificação “estranha” no Japão
sábado, 28 de março de 2026 às 8:43
George Russell
George Russell destacou que não estava “em lugar nenhum” no início da classificação para o GP do Japão. Ainda assim, o piloto da Mercedes conseguiu reagir ao longo da sessão e garantiu o segundo lugar no grid em Suzuka.
No entanto, apesar da recuperação consistente, Russell não conseguiu ameaçar o companheiro Kimi Antonelli, que assegurou a pole position.
Ajustes impactam performance
Inicialmente, Russell enfrentou dificuldades inesperadas. Embora tivesse mostrado ritmo forte durante todo o fim de semana, o britânico perdeu desempenho logo após mudanças feitas depois do TL3. Segundo ele, a situação chamou atenção.
“Eles fizeram um ótimo trabalho novamente. Ainda assim, foi uma sessão muito estranha para nós; estávamos rápidos o fim de semana inteiro. Fizemos algumas mudanças depois do TL3, e no começo da classificação, não estávamos em lugar nenhum”.
Consequentemente, no Q1, Russell apareceu mais abaixo na tabela e ficou cerca de seis décimos atrás de Antonelli.

Evolução ao longo da classificação
Por outro lado, a reação veio gradualmente. À medida que a sessão avançava, Russell encontrou mais ritmo e assim conseguiu reduzir a diferença.
No Q3, por exemplo, o britânico cortou pela metade a desvantagem para o companheiro, o que garantiu sua posição na primeira fila. Mesmo assim, ele reconheceu que ainda precisa entender melhor o cenário.
“Precisamos analisar melhor. Ainda assim, fomos meio sortudos por ficar em P2”.
Olho na corrida em Suzuka
Apesar das dificuldades recentes nas classificações, Russell mantém o foco no domingo. Afinal, os pontos são distribuídos apenas na corrida. Além disso, o britânico reforçou um padrão observado nas últimas etapas.
“Nos últimos dois finais de semana, algo deu errado na classificação. No entanto, a corrida é amanhã e ainda há muito em jogo”.
classificação Suzuka, comentar formula 1, corrida F1, f1, formula 1, george russell, gp do japão, grid F1, Kimi Antonelli, mercedes, noticias f1, temporada F1 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.