Russell detona o banimento das declarações políticas
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 às 9:34George Russell se tornou mais um piloto de Fórmula 1 a criticar a regra da FIA sobre o que eles podem dizer publicamente.
Em dezembro, a federação atualizou o Código Esportivo Internacional introduzindo um banimento de declarações políticas, religiosas e pessoais sem a aprovação prévia por escrito.
Essa regra foi recebida com oposição por vários personagens importantes da F1, incluindo Christian Horner, Max Verstappen, Alex Albon, Sergio Perez, Valtteri Bottas e Lando Norris, com Russell agora se juntando a eles.
“Eu não sei exatamente por que a FIA assumiu uma posição como esta”, declarou Russell – também diretor da Grand Prix Drivers’ Association – à mídia.
“É totalmente desnecessário no esporte e no mundo em que vivemos no momento. Eu gostaria de pensar que foi tudo algum tipo de mal-entendido, mas não tenho tanta certeza”.
“Nós não vamos limitar nossas opiniões ou pensamentos por causa de algum regulamento tolo. Todos nós estamos aqui para ter liberdade de expressão e compartilhar quaisquer opiniões que tivermos”.
Stefano Domenicali, CEO da F1, também entrou no debate, dizendo na semana passada que a categoria “não vai amordaçar ninguém”.
Russell espera uma solução adequada antes do GP do Bahrain, primeira etapa da temporada 2023 no dia 5 de março. “Eu espero e confio que isso será resolvido antes da primeira corrida”, disse ele.
“Não posso imaginar que eles querem restringir nossas opiniões, isso faz parte da liberdade de expressão e nós temos o direito de compartilhar nossas visões em qualquer plataforma que desejarmos. Portanto, eu não considero isso uma preocupação para o futuro”.
banimento, declarações politicas, f1, fia, formula 1, george russell, mercedes
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.