RS6, novo esportivo da Audi, estréia no Salão de Genebra

sexta-feira, 19 de novembro de 2010 às 13:14
Frente

A alemã Audi apresentará no Salão Internacional de Genebra, que será realizado de 5 a 17 de março, o esportivo RS6, que chega simultaneamente nas versões sedã e perua. Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e de 0 a 200 km/h em menos de 18 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, o modelo traz como maior atrativo o motor V8 biturbo, que gera 450 cv de potência a 6.400 rpm.

Os dois turbocompressores e os dois intercoolers são os maiores responsáveis pelo ganho de potência, embora o propulsor tenha passado por outras alterações, como o aumento do diâmetro dos dutos de admissão e exaustão. A montadora também desenvolveu um duplo sistema de escapamento, mais largo, com silenciadores intermediários e traseiros. O Audi RS6 é o primeiro modelo equipado com a inovadora suspensão DRC (Dynamic Ride Control), baseada num sistema que compensa a pressão dos amortecedores, trazendo melhor estabilidade em curvas e respostas mais precisas do volante. Além da nova suspensão, o RS6 vem com programa eletrônico de estabilidade (ESP), que engloba as funções de ABS com EBD (Eletronic Brake-force Distribution), EDL (Eletronic Differential Lock), ASR (Anti-Slip Regulation) e MSR (controle de torque). Uma mistura de siglas voltadas à segurança do motorista e dos passageiros.

Traseira

Apesar do apelo esportivo, o modelo agrega itens de luxo, conforto e conveniência para o uso no dia-a-dia. Até na aparência do motor há diferenças. Ele recebeu cobertura de fibra de carbono, material presente também na capa do filtro de ar. Para melhor distribuição de peso, a bateria foi acomodada com o pneu de estepe. O carro traz também tração integral Quattro e o câmbio Tiptronic de cinco marchas, especialmente ajustado para o RS6. A transmissão Tiptronic dispõe de um programa Sport, que proporciona não apenas maior alcance de velocidade em cada marcha, mas também reduções mais rápidas, com botões de troca no volante, aumentando a sensação de esportividade do veículo. Além disso, dependendo do nível da aceleração lateral, o sistema não permite troca de marchas, para evitar perda de controle do veículo. O sistema de freios utiliza grandes discos ventilados e perfurados. As pinças têm oito pistões.

Visualmente, o RS6 traz particularidades tanto externas como internas. Por fora, as alterações podem ser notadas em vários detalhes. Na frente há três grandes entradas de ar. A central serve para refrigeração do óleo e da água e as outras duas são para os intercoolers. Da mesma forma, o spoiler dianteiro tem como função tanto melhorar o efeito solo do veículo (mantendo-o firme preso ao solo em altas velocidades), como também direcionar o ar para ventilação dos intercoolers. Na traseira destacam-se as duas saídas ovais de escapamento e o discreto aerofólio no alto da tampa da versão Avant. Nas laterais chamam a atenção as grandes rodas, que podem ser de aro 18 ou aro 19, além das aerodinâmicas, que visualmente aproximam o carro do chão.

Interior

Até os nomes das cinco cores exclusivas refletem as afinidades do RS6 com o mundo das corridas. O consumidor poderá escolher entre o prata Avus, o vermelho Misano, o verde Goodwood, o azul Mugello e o cinza Daytona, além da cor preta Ebony. O apelo esportivo pode ser visto também na parte interna do veículo, com bancos Recaro que oferecem amplo apoio lateral e garantem conforto mesmo para longas viagens. O volante de três raios e a manopla da alavanca de câmbio são revestidos em couro perfurado. A base da alavanca recebeu cobertura de alumínio e os puxadores internos das portas são de material anodizado preto.

O RS6 oferece ainda bancos com aquecimento, sistema auxiliar de estacionamento, equipamento de som e seis air bags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e mais duas cortinas na altura das janelas). A produção deste esportivo está sendo feita, em pequena escala, na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha.

Fonte: www.autoz.com.br

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