Ross Brawn diz que Max Verstappen precisa de concorrência dentro na Red Bull

sexta-feira, 10 de novembro de 2023 às 12:55

Ross Brawn

A Red Bull domina a atual temporada de Fórmula 1 como nunca antes aconteceu no esporte, e grande parte do sucesso tem sido de Max Verstappen, enquanto Sergio Perez mal consegue chegar perto do holandês – levando a especulações diárias sobre seu futuro na equipe.

Tendo vencido duas das quatro primeiras corridas na Arábia Saudita e no Azerbaijão, Perez não conseguiu mais andar razoavelmente bem e passou a ser submetido a um escrutínio severo após uma dramática e teoricamente inexplicável implosão no meio da temporada.

Perez não conseguiu chegar ao Q3 por cinco corridas consecutivas entre Mônaco e Silverstone e bateu bisonhamente em duas das últimas cinco corridas no Japão e no México.

Ross Brawn, um dos homens que melhor conhece as entranhas da F1 no mundo, tendo sido chefe de equipe, dono de equipe e diretor da Liberty – em todos os casos com grande sucesso -, disse que a Red Bull deveria mudar sua dupla de pilotos trocando Sergio Perez por outro piloto que tenha condições de desafiar Verstappen.

A campanha absolutamente dominante da Red Bull a viu vencer 19 das 20 corridas disputadas até agora, com Max Verstappen garantindo 17 dessas vitórias. A Ferrari teve uma vitória solitária com Carlos Sainz em Singapura. E foi só.

Em declarações à Talksport, Brawn desconfia que a Red Bull terá uma vantagem sobre o grid no início do próximo ano.

“Mesmo que eles tenham esse domínio no momento, você verá isso com o tempo”, disse Brawn.

“E estamos vendo pequenas indicações. Quero dizer, a McLaren com Lando Norris e ocasionalmente Oscar Piastri, eles estão batendo na porta, mantendo-os honestos, vamos colocar dessa forma.”

“Acho que neste inverno estou otimista de que haverá uma melhoria grande de outras equipes.”

“Quando você está na frente, você tem a vantagem de poder iniciar o desenho do seu novo carro mais cedo e é aí que esse domínio às vezes pode durar vários anos.”

Brawn: Max precisa de concorrência

Perez mostrou um ritmo forte no início da campanha, mas sua velocidade caiu dramaticamente com o passar da temporada.

Logo começaram a surgir dúvidas sobre seu futuro na equipe em meio a seus problemas, mas a Red Bull tem afirmado que Perez pilotará pela equipe no próximo ano.

No entanto, a próxima temporada será a última de Perez em seu contrato atual e Brawn disse que a Red Bull deveria se espelhar a estratégia anterior da Mercedes de empregar pilotos fortes.

“O que eu quero ver francamente é alguém competitivo no outro carro, porque infelizmente Sergio não oferece concorrência para Max”, disse Brawn.

“E quando você tem um carro dominante, se você consegue alguém no outro carro que  dificulte as coisas – e pensamos em Nico Rosberg e Lewis Hamilton – aqueles foram ótimos anos mesmo com o domínio da Mercedes .”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.