Rosberg: McLaren está em uma “espiral positiva”
sábado, 28 de setembro de 2024 às 9:45Nico Rosberg acredita que a McLaren está em uma “espiral positiva” com sua forma na F1 e defendeu a equipe sobre sua postura de ordens de equipe.
A McLaren atualmente lidera a classificação de construtores da F1 com 41 pontos de vantagem sobre a Red Bull, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri se aproximam de dar à equipe seu primeiro título desde 1998, com Norris também na busca pelo título de pilotos.
O britânico está 52 pontos atrás do líder do campeonato Max Verstappen e, embora Piastri também esteja 100 pontos atrás, ele não é considerado um adversário realista. A McLaren, no entanto, ressalvou a implantação de ordens de equipe e não entregou uma garantia sólida de que Norris será priorizado.
Rosberg, campeão de F1 de 2016, sente que a reviravolta da McLaren, de retardatários no início de 2023 para líderes do campeonato, foi “mágica”. “É uma espiral positiva porque todos estão felizes, isso motiva a trabalhar ainda mais e melhor, então acho que a McLaren vai ficar cada vez mais forte”, explicou Rosberg à Sky Sports F1.
“Eles estão nesta incrível trajetória ascendente, ultrapassando todos e é realmente mágico de assistir. É incrível ter isso, mas ordens de equipe e gerenciar os pilotos entre si não é legal. Não é algo divertido de fazer porque é tudo uma questão de emoções e espero que eles estejam prontos para isso”, prosseguiu.
As ordens de equipe da McLaren estão sob criticas, com os GPs da Hungria e da Itália citados como exemplos em que Norris perdeu pontos cruciais para Verstappen. Em Budapeste, a estratégia da McLaren permitiu a Norris superar Piastri pela liderança, com a equipe implorando ao britânico que cedesse posição ao australiano, o que Norris acabou fazendo. Mas em um dia ruim para Verstappen, que estava em quinto lugar, Norris conseguiu tirar apenas oito pontos da desvantagem, em vez dos 15 se tivesse vencido.
Na Itália, vindo da pole, Norris perdeu a liderança para Piastri na segunda chicane, com ambos os pilotos sendo derrotados por Charles Leclerc. A McLaren não permitiu que Norris passasse para o segundo lugar, dando-lhe mais três pontos, com Verstappen conseguindo apenas oito pelo sexto lugar.
Rosberg, no entanto, sente que era muito cedo para impor ordens de equipe a Piastri, que indicou que fará a sua parte quando solicitado. “Foi muito prematuro comprometer tanto o Oscar”, acrescentou Rosberg, ex-piloto da Mercedes.
“Vimos que ele merece vencer corridas porque está fazendo um trabalho incrível e ainda está na disputa pelo campeonato. Ele ainda pode fazer isso matematicamente se as coisas realmente acontecerem do seu jeito, então em algum momento (a McLaren) imporá ordens de equipe e Oscar já disse que aceitará isso”, concluiu ele.
equipe, f1, formula 1, lando norris, mclaren f1, Nico Rosberg, noticias f1, ordens, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.