Rosberg elogia Las Vegas e ainda faz uma previsão ousada para 2024
segunda-feira, 20 de novembro de 2023 às 18:58O campeão mundial de Fórmula 1, Nico Rosberg, elogiou o emocionante GP de Las Vegas e até fez uma previsão para os resultados da próxima temporada.
Rosberg, falando como parte de uma promoção da SIXT em Las Vegas, disse ao Daily Mail que o GP de Las Vegas é o ápice do novo fascínio dos EUA pelo esporte e deve continuar a ser um marco emocionante do calendário nos próximos anos.
“É incrível como os EUA está abraçando nosso esporte agora, o que não é como costumava ser na minha época”, disse Rosberg por telefone. “É realmente incrível assistir e que grande sucesso foi neste primeiro fim de semana inaugural do GP de Las Vegas”.
“É claro que quando você vai a algum lugar pela primeira vez, sempre haverá alguns desafios, mas no geral, foi uma das corridas mais emocionantes do ano.”
‘Essa é a chave para toda corrida de sucesso, é que ela seja realmente divertida, imprevisível, porque você não tinha ideia de quem iria vencer a corrida.”
“Foi uma luta a três, e entre Ferrari e Red Bull e também mais atrás, muita coisa estava acontecendo. A pista é ótima para ultrapassagens e de alta velocidade. Tinha tudo para que até os pilotos, até os críticos mais ferrenhos como (Max) Verstappen, se tornassem super fãs do GP de Las Vegas no final.”
‘Então acho que foi mais um grande sucesso para o esporte e um “case” de negócio interessante, também para o esporte, porque é a primeira vez que eles próprios são os promotores e não há um promotor local. Então eles investiram muito dinheiro para construir o local, para ser o promotor pelos próximos dez anos.”
Traçado muito bom
Rosberg também elogiou muito o circuito – dizendo que fez algumas voltas na pista em um simulador e sabia: “Desde o início, parecia uma pista incrível”.
“Porque é tudo uma questão de batalhas e ultrapassagens – e vimos isso. Até a briga pelo segundo lugar, trocando de posição ali com uma ultrapassagem incrível e ousada na última volta, a duas curvas do final.”
É isso que todos queremos ver. E isso é único porque você não tem isso com frequência. Então acho que eles acertaram em cheio no traçado da pista… Acho que será uma das grandes corridas dos próximos dez anos. Imperdível no calendário.”
Embora Rosberg tenha elogiado a pista, ele também reconheceu que alguns dos pilotos criticaram o circuito antes da corrida completa – incluindo Verstappen, que mais tarde deu meia-volta e elogiou o GP depois de sair de P2 para vencer.
Rosberg aplaudiu Verstappen por ter a mente “tão aberta que pode mudar de opinião nesse sentido e realmente ser convencido do contrário, que na verdade foi um fim de semana de corrida incrível”.
Ele também tentou explicar por que Verstappen pode ter se sentido tão negativo em relação à corrida antes dos sinais vermelhos se apagarem.
“O que gostamos mesmo de fazer é apenas pilotar o carro de corrida. E, claro, em nosso trabalho na F1, há muito que temos que fazer também em relação à condução do carro.”
“Guiar um carro de corrida é na verdade a menor parte do que fazemos e especialmente todo o trabalho de mídia e todo o trabalho com os patrocinadores.”
“Em Las Vegas, há muito trabalho com os patrocinadores que um piloto precisa fazer, indo de um jantar a outro, de uma ativação a outra, goste-se ou não.”
‘E nós, pilotos, essa é a parte que menos gostamos em nosso trabalho. Queremos sempre tentar minimizar isso porque também pode impactar negativamente nosso desempenho na pista se começarmos a pilotar e estivermos cansados ou algo assim, ou não totalmente concentrados.”
“E é por isso que muitas vezes os pilotos são um pouco críticos quando há muito trabalho de patrocinador, ativação, entretenimento e show. Vegas, claro, foi um dos maiores shows do ano para a F1. É por isso que alguns pilotos foram críticos inicialmente.”
“Mas faz parte do jogo, tem que ser feito E também ganhamos muito dinheiro. E é graças aos patrocinadores, graças aos fãs. Então, sempre temos que aceitar que precisamos dedicar algum tempo para retribuir aos patrocinadores e aos fãs, porque são eles que pagam nossos salários.”
Previsão de Rosberg para a próxima temporada
Embora tenha dito que Red Bull e Verstappen têm vantagem após este 2023 dominante, ele apontou que o tempo reduzido de desenvolvimento do túnel de vento poderia prejudicá-los – permitindo que equipes como Ferrari, McLaren e Mercedes os alcançassem.
Em particular, Rosberg acredita que seu ex-companheiro de equipe Lewis Hamilton terá plena capacidade de disputar o título de pilotos em 2024.
“Vimos flashes de brilhantismo da equipe Mercedes recentemente. O que falta a eles tem sido consistência. Mas olhe para Austin. Eles estavam lutando pela vitória lá e tiveram o carro mais rápido no fim de semana. Então, vimos que eles estão começando a entender o carro e só têm o problema de ainda faltar consistência. Ainda falta desempenho em linha reta, mas estão começando a entender o que fazer sobre isso.”
“Acredito na capacidade da Mercedes porque estive lá. Eu sei o quão fortes eles são. São sempre as mesmas pessoas. Portanto, certamente há uma boa chance de que Hamilton possa mais uma vez lutar pelo campeonato no próximo ano.”
Quando questionado se ficaria feliz se Hamilton ganhasse o oitavo título mundial, Rosberg respondeu: ‘Eu ficaria feliz se a Mercedes vencesse, porque essa é a minha família de pilotos do passado. Mas em relação a Lewis, sou neutro nisso.”
“Só gostaria de uma grande luta pelo campeonato e que vença o melhor piloto. Mas não sou tendencioso nesse sentido, obviamente.”
Além de suas funções como comentarista de F1, Rosberg está em Las Vegas para fazer uma ativação de marca para a locadora alemã de carros de luxo Sixt.
Dois fãs sortudos tiveram a oportunidade de voar para Las Vegas para assistir ao GP e na segunda-feira, eles colocaram os cintos em um dos carros de aluguel de luxo e alto desempenho da Sixt para correr em Rosberg em uma pista espelhada.
Rosberg – que correrá em um BMW I-Series totalmente elétrico para o evento – considerou um sonho tornado realidade colaborar com a empresa.
f1, formula 1, Mercedes forte F1 2024, Nico Rosberg, noticias f1, Rosberg elogia Las Vegas, Rosberg temporada 2024 f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.