Rosberg defende iniciativa de Hamilton na Ferrari
domingo, 17 de agosto de 2025 às 10:25Rosberg defende plano de Hamilton na Ferrari
O heptacampeão Lewis Hamilton tem um plano ousado para a Ferrari. Recentemente, ele revelou o quão focado está em mudar a direção da equipe, confirmando que se reuniu com a alta cúpula da Scuderia no intervalo entre os GPs da Inglaterra e da Bélgica.
Hamilton conversou com o presidente da Ferrari, John Elkann, o CEO, Benedetto Vigna, o chefe da equipe, Fred Vasseur, e o diretor técnico de chassi, Loïc Serra. O objetivo principal das conversas foi pressionar por mudanças tanto no atual carro, o SF-25, quanto no projeto para a temporada de 2026.
Hamilton revelou em entrevista que suas reuniões com os líderes da equipe foram frequentes. Ele também se reuniu com diretores de diferentes departamentos para discutir questões importantes sobre o motor e a suspensão dos carros do próximo ano. Além disso, Hamilton apresentou problemas estruturais que precisam ser corrigidos na Ferrari para que a equipe melhore.
“Eu participo de muitas reuniões, chamei várias com os chefes da equipe. Sentei com John, Benedetto e Fred em várias delas. Sentei com o chefe do nosso desenvolvimento de carros, com Loïc, e também com os chefes de diferentes departamentos, falando sobre o motor para o próximo ano, sobre a suspensão dianteira e a suspensão traseira para o próximo ano. Coisas que você quer, problemas que eu tenho com este carro”, declarou Hamilton.
Ele acrescentou: “Alguns desses ajustes estruturais precisam ser feitos para que nós, como equipe, possamos melhorar em todas as áreas que queremos. A outra parte era sobre o carro, os problemas atuais que tenho com ele, algumas coisas que você quer levar para o carro do próximo ano e outras que você precisa trabalhar para mudar.”

Hamilton se empenha, Leclerc ri
O comprometimento de Hamilton com a equipe Ferrari já o levou ao limite. No GP da Hungria, ele se autodenominou “inútil” após se classificar em 12º, enquanto Charles Leclerc conquistou a primeira pole da Ferrari na temporada. Na ocasião, o piloto britânico também deu a entender que “coisas não ótimas” estavam acontecendo nos bastidores em Maranello.
Apesar da iniciativa de Hamilton, Charles Leclerc se divertiu com a situação e ironizou a forma de agir de seu futuro companheiro de equipe. O monegasco riu da atitude de Hamilton, dizendo que “não fez documentos” porque “na verdade, conversou com as pessoas”.
Rosberg defende iniciativa de Hamilton
Nico Rosberg, ex-companheiro e rival de Hamilton na Mercedes, acredita que a Ferrari deve levar em consideração a opinião do heptacampeão. “Ele é um sete vezes campeão mundial, então você definitivamente precisa ouvir o que um sete vezes campeão mundial está te dizendo”, comentou Rosberg no Sky Sports F1.
O ex-piloto explica que algumas mudanças levam tempo e que a Ferrari não pode apenas mudar certas coisas da noite para o dia. “Se os freios são um problema, leva muito tempo para desenvolver um novo sistema de freios. Ou se ele não está feliz com o equilíbrio, é um processo realmente longo. Então, em muitos aspectos, ele já está pensando no próximo ano com algumas das coisas de que está falando”, explicou Rosberg.
Ele concluiu que o esforço de Hamilton é um bom sinal. “Acho que é um bom sinal, no entanto, que estamos ouvindo que Lewis está pressionando. Ele não está conformado ou desistindo, ele está realmente pressionando a equipe, os proprietários, o chefe da equipe. Isso é um ótimo sinal”, finalizou.
benedetto vigna, Charles Leclerc, equipe ferrari, equipe mercedes, f1, formula 1, fred vasseur, hamilton ferrari, John Elkann, lewis hamilton, Nico Rosberg, scuderia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.