Rosberg alerta Leclerc sobre influência política de Hamilton
quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 9:41
Lewis Hamilton e Charles Leclerc
Nico Rosberg fez um alerta claro para Charles Leclerc: ele deve estar preparado para enfrentar “facadas no coração” vindas de Lewis Hamilton nos bastidores da Ferrari.
Afinal, Rosberg conhece bem o estilo do britânico, tendo sido seu companheiro de equipe na Mercedes entre 2013 e 2016, um período marcado por disputas intensas.
Leclerc está em sua sétima temporada em Maranello. Embora tenha sido considerado o líder natural da Scuderia desde que saiu da Academia Ferrari, a chegada de Hamilton neste ano mudou completamente a dinâmica interna.

Apesar de Hamilton ser um heptacampeão mundial e um dos maiores nomes da Fórmula 1, ele ainda não subiu ao pódio nesta temporada, restando apenas uma corrida antes da pausa de verão. Leclerc tem dominado o confronto direto dentro da equipe.
Hamilton já age nos bastidores da Ferrari
Hamilton revelou recentemente que elaborou uma série de relatórios detalhados indicando onde a Ferrari precisa melhorar.
Esses documentos foram entregues diretamente à presidência, ao CEO e ao chefe da equipe, mostrando que o britânico não está apenas focado na pista, mas também na gestão.
De acordo com Rosberg, essas atitudes revelam o lado político da F1 – algo que pode beneficiar muito um piloto, mas também complicar a vida do rival.
“Há muito lobby que um piloto pode fazer para se beneficiar”, explicou Rosberg no podcast da Sky Sports F1.
“Essa sempre foi uma das maiores forças do Lewis. Durante nossa batalha na Mercedes, ele era excelente em criar relações fortes com a liderança da equipe”.
Além disso, Rosberg contou que ficava surpreso ao descobrir encontros de Hamilton com executivos importantes.
“De repente, eu ficava sabendo: ‘Ah, Lewis jantou ontem com o Dieter Zetsche em Stuttgart’ – ele era o CEO da Daimler. Isso doía como uma facada no coração porque você nunca sabe o que eles conversam”.
Comprometimento total apesar das dificuldades
Apesar dos resultados abaixo do esperado, Hamilton mantém seu comprometimento com a Ferrari. Na verdade, ele poderia ter desistido, afinal já conquistou praticamente tudo na F1. Porém, segue firme.
“Ele poderia muito bem ter desistido e dito: ‘Já ganhei tudo, por que continuar lutando?’ Contudo, ele está motivado, focado e trabalha duro no projeto”.
Rosberg ainda destacou a grande atuação de Leclerc no GP da Bélgica, onde o monegasco conquistou um pódio, enquanto Hamilton se recuperou de uma péssima classificação.
“Foi uma corrida excelente de Lewis. Contudo, quando seu companheiro termina em terceiro e você não consegue acompanhar, a situação fica difícil”.
Bastidores F1, Charles Leclerc, comentar formula 1, formula 1, hamilton ferrari, influência nos bastidores, leclerc, lewis hamilton, mercedes, Nico Rosberg, política na Fórmula 1, scuderia ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.