Ron Dennis tem a sua aposta para o campeão da Fórmula 1 de 2021

quinta-feira, 23 de setembro de 2021 às 16:57

Ron Dennis na Sky News

O ex-chefão da McLaren Ron Dennis acha que apenas erros da Red Bull ou do próprio piloto podem negar a Max Verstappen seu primeiro título mundial; Dennis acredita que a confiabilidade dos carros significa que o título será decidido pela habilidade de Verstappen e Hamilton.

Verstappen detém uma vantagem de cinco pontos sobre o heptacampeão mundial Hamilton, indo para o 15º GP da temporada na Rússia neste fim de semana.

A Red Bull está produzindo sua luta pelo título mais sustentada desde sua última conquista em 2013, e Dennis acredita que apenas erros podem negar a Verstappen, de 23 anos, o primeiro triunfo pelo título contra Hamilton, o piloto que ele trouxe para a F1 na McLaren.

“Tenho um enorme respeito pela tecnologia da Red Bull e acho que a Honda estabilizou o desempenho do motor muito bem”, disse Dennis, que deixou a McLaren em 2017 após 37 anos de grande influência na equipe, ao Sky Sports News.

“Gosto muito de Lewis, ainda somos amigos e mantemos contato, mas você fez uma pergunta direta, então tenho que responder profissionalmente. Acho que o título vai ser de Verstappen. Se não for, será porque eles cometeram erros, não por falta de desempenho.”

“A questão é: em que circunstâncias esses erros serão cometidos? Será um final de temporada muito intenso, mas eu provavelmente apostaria em Verstappen.”

A Fórmula 1 há muito esperava por uma batalha genuína pelo campeonato entre seu piloto de maior sucesso e uma estrela em ascensão.

Esta temporada está entregando bastante disso, com Hamilton e Verstappen travados em um duelo cada vez mais intenso.

A batida deles no GP da Itália foi a segunda vez em cinco corridas que a dupla se envolveu em uma colisão em corrida, mas houve muitos outros pontos de conflito no decorrer da temporada.

Dennis diz que tanto Hamilton quanto Verstappen não estão dispostos a dar ao outro uma vantagem psicológica desistindo das batalhas roda a roda.

“A rivalidade é fantástica. Os meios de comunicação exageram, mas eles estão constantemente jogando água no fogo. Eles estão tentando acalmar as coisas, são verdadeiros profissionais”, disse Dennis, que lançou a Podium Analytics, uma organização não governamental para ajudar a reduzir lesões esportivas em jovens.

“Em muitos esportes, existem faltas que um profissional está sujeito a cometer. No automobilismo, as consequências de os carros se tocarem são difíceis de prever – você não sabe se um carro vai passar por cima do outro, como no GP da Itália, ou você não sabe se vai rodar e bater em uma barreira.”

“A realidade é que esses dois pilotos são absolutamente profissionais, eles sabem o que estão fazendo e sabem que assumir a liderança logo no início da corrida é fundamental. E então, é quando eles realmente correm riscos e às vezes dá certo e às vezes não, e uma coisa que os dois não querem mostrar ao outro é que vão recuar, que vão ser intimidados. São dois machos lutando por uma fêmea.”

Dennis acredita que a confiabilidade dos carros de Fórmula 1 agora significa que o campeonato será decidido exclusivamente pela habilidade do piloto.

“Ninguém gosta de perder, então Lewis não ficará nada feliz por estar atrás do jogo, mas sua motivação e a de qualquer piloto de ponta são aumentadas por ter que lutar.”

“Lutar em um carro de Fórmula 1 é extremamente acirrado – se você for muito agressivo com o carro, irá destruir os pneus muito rapidamente, você determinará o resultado da corrida muito, muito cedo, porque embora tudo pareça muito próximo, a realidade é que quando um carro está atrás de outro, ele terá um desafio, uma dificuldade muito maior. É muito fácil destruir os pneus de um F1 quando você fica muito perto do adversário”

“Os motores e tudo mais são tão confiáveis agora que está entre dois gladiadores e o resultado é um tem que ganhar e outro tem que perder.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.