Roger Benoit: Agora alguém tem que tirar o primeiro título de Schumacher

segunda-feira, 11 de setembro de 2023 às 19:06

Roger Bernoit

Agora que o título de Lewis Hamilton de 2008 pode ser objeto de uma disputa legal por Felipe Massa, um respeitado jornalista da F1 pediu que Michael Schumacher também fosse destituído do primeiro de seus sete títulos de Fórmula 1.

Massa quer na justiça o título de 2008 anulando o GP de Cingapura onde houve uma tramoia da equipe Renault para Fernando Alonso vencer a corrida. O chefe da equipe Renault na época, Flavio Briatore, pediu que Nelsinho Piquet batesse seu carro deliberadamente no muro para provocar um safety-car logo após Alonso ter feito uma troca de pneus (numa corrida de apenas uma troca) antecipada.

Com isso, todo o grid, menos Alonso, aproveitou para fazer suas trocas durante o safety-car e voltaram atrás do espanhol. Massa perdeu muitas posições com isso, uma vez que durante a troca dele, a Ferrari esqueceu de tirar a mangueira de abastecimento e ele teve que parar seu carro no final do pitlane esperando os mecânicos da Ferrari irem até lá tirar a mangueira. Com isso ele caiu para o último lugar na corrida.

Schumacher venceu seu primeiro campeonato em circunstâncias ainda mais dramáticas no GP da Austrália em 1994, onde ele próprio colidiu deliberadamente com o rival da Williams, Damon Hill, em um incidente que forçou os dois a abandonarem a corrida.

Com Schumacher e Hill incapazes de somar pontos em Adelaide, o piloto alemão conquistou o título por um ponto.

Schumacher conquistou seu segundo título com a equipe Benetton na temporada seguinte, antes de vencer cinco campeonatos consecutivos com a Ferrari entre 2000 e 2004, estabelecendo-se como um dos maiores pilotos da história.

Apesar da escala do seu sucesso – igualado apenas por Hamilton em 2020 – a carreira de Schumacher foi salpicada por uma série de controvérsias, incluindo a sua outra colisão deliberada com outro piloto da Williams, Jacques Villeneuve, na decisão do título de 1997, o infame incidente Rascasse-gate em 2006, quando ele estacionou seu carro na pista no clímax da classificação para evitar que os rivais tirassem a pole position e a espremida no muro contra Rubens Barrichello na reta da Hungria que por muito pouco não levou a consequências catastróficas.

Numa entrevista recente à publicação suíço-alemã Blick sobre a sua longa carreira na cobertura da Fórmula 1, o famoso jornalista Roger Benoit admitiu que ele e muita gente considera Schumacher apenas como seis vezes campeão, alegando que 1994 não lhe deveria ser atribuído.

Questionado se considera Schumacher o maior piloto de todos os tempos, Benoit disse: “Como seis vezes campeão mundial, certamente ele está entre os cinco primeiros”.

Pressionado sobre por que se referiu a Schumacher como vencedor de apenas seis títulos, ele respondeu: “Claro, eu sei que ele foi campeão mundial sete vezes.”

“Mas o título de 1994 – ainda mais agora – deveria ser tirado dele, porque ele só o ganhou por bater deliberadamente em Damon Hill, que era seu adversário direto.”

Schumacher se aposentou da F1 pela primeira vez no final de 2006, antes de fazer um retorno malsucedido com a Mercedes entre 2010 e 2012, quando foi massacrado nas pistas pelo seu companheiro de equipe Nico Rosberg durante os três anos juntos e Hamilton ter sido escolhido como substituto do alemão pela equipe sediada em Brackley.

Schumacher não é visto em público desde que sofreu uma lesão cerebral num acidente de esqui em dezembro de 2013.

Seu filho Mick atualmente trabalha ao lado de Hamilton na Mercedes como piloto reserva da equipe, tendo corrido pela Haas em 2021/22.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.