A rivalidade Norris x Piastri e a gestão na McLaren
sábado, 16 de agosto de 2025 às 15:30O desafio de gerenciar uma rivalidade interna
A temporada de 2025 da Fórmula 1 aponta para uma disputa de título intensa entre os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris. Eles abriram uma vantagem considerável sobre Max Verstappen, o terceiro colocado, com 97 e 88 pontos, respectivamente. Diante desse cenário, por isso, Juan Pablo Montoya, ex-piloto da F1, prevê que a rivalidade pode gerar momentos de tensão, ainda mais com um campeão mundial como Verstappen na disputa.
Montoya acredita que a única forma de a equipe evitar um “Armageddon” entre os dois é estabelecer regras claras. “As regras precisam ser transparentes. A única maneira de impedir o Armageddon é dizer: ‘se você bater de propósito no seu companheiro de equipe, vamos garantir que o outro vença'”, comentou Montoya.
Afinal, a rivalidade entre Norris e Piastri já teve seus primeiros capítulos. Por exemplo, em uma corrida no Canadá, Norris bateu na traseira de Piastri, sofrendo as consequências e abandonando a corrida. Além disso, após o incidente, o australiano quase colidiu com o colega de equipe em duas outras ocasiões: na Áustria e na Hungria. Em ambos os casos, Piastri travou os freios, evitando a colisão por pouco.

Contratos e o futuro dos pilotos
Quando questionado sobre se o perdedor da disputa pelo título deixaria a McLaren, Montoya foi direto em sua resposta. “Não, porque ambos têm contratos. Quem vencer criaria uma situação estranha por um tempo, mas eles vão superar”, afirmou.
O colombiano lembrou que grandes campeões do esporte também não eram “politicamente corretos”. Ele questionou: “Senna foi politicamente correto? Foi justo na maneira como venceu corridas e campeonatos? Não. Prost foi justo? Não. Lewis foi justo? Não. Schumacher? Não. Max? Não.”
Por fim, Montoya ainda destacou uma observação sobre as declarações do chefe da equipe, Zak Brown. “O que me interessa é ouvir Zak dizendo: ‘esta é a era de Lando’. É algo interessante porque você nunca ouviu Zak dizer: ‘esta é a era de Oscar’. Ele sempre diz: ‘esta é a era de Lando’.”
comentar formula 1, corrida, esporte a motor, formula 1, juan pablo montoya, lando norris, max verstappen, mclaren f1, oscar piastri, rivalidade, título F1, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.