Rivais “estão procurando no lugar errado”, afirma McLaren
sábado, 17 de maio de 2025 às 10:00
Andrea Stella
Andrea Stella, chefe da McLaren, minimizou as acusações sobre asa flexível em torno da asa dianteira da equipe, sugerindo que as rivais da Fórmula 1 estão desviando a atenção.
Com a McLaren continuando a dominar a temporada de 2025, as especulações sobre a legalidade e a inovação por trás de seu desempenho se intensificaram — mas Stella insiste que tudo isso é secundário.
A equipe britânica venceu cinco das seis primeiras corridas deste ano e se consolidou como a equipe a ser batida. Sua rápida ascensão começou com uma grande atualização no Grande Prêmio de Miami de 2024 e, desde então, a McLaren se transformou de uma concorrente no pelotão intermediário para uma potência no campeonato.
O pico de desempenho intrigou o paddock e desencadeou teorias que vão desde sistemas de resfriamento de pneus até a exploração da elasticidade aerodinâmica, especialmente na asa dianteira.
Mas, apesar de a McLaren ter passado por todas as inspeções técnicas da FIA, o debate sobre a flexibilidade das asas se recusa a diminuir — especialmente com a FIA pronta para restringir ainda mais a deflexão da asa dianteira no Grande Prêmio da Espanha de 2025, em Barcelona.
Stella, falando em Imola antes do GP da Emilia Romagna, deixou claro que as sugestões não só são infundadas, como também podem ajudar a McLaren, distraindo seus concorrentes.
“Para nós, é uma boa notícia quando nossos rivais concentram sua atenção — em vez de se concentrarem em si mesmos — em alguns dos aspectos que supostamente estão presentes em nosso carro, e que, na verdade, nem estão presentes”, disse Stella.
“E certamente, mesmo que fosse – digamos, deflexão da asa dianteira, como todos os outros – não tem nada a ver com o motivo pelo qual a McLaren é tão competitiva”, explicou.
O engenheiro italiano, que já trabalhou com Michael Schumacher e Fernando Alonso, acrescentou que a fixação em potenciais brechas ignora a verdadeira história: as melhorias gerais da McLaren.
“Então, espero que no futuro haja mais sagas desse tipo, porque isso significa que nossos rivais continuam se concentrando nas coisas erradas, e isso é, para nós, apenas uma boa notícia. Está apenas ajudando em nossa busca”, concluiu Stella.
2025, andrea stella, asa dianteira, equipe, f1, fia, formula 1, mclaren f1, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.