Rivais de Verstappen “nem sequer lutam”, diz Abiteboul

terça-feira, 5 de dezembro de 2023 às 9:27

Max Verstappen

Nenhuma combinação de equipe e piloto jamais dominou a Fórmula 1 da maneira que Red Bull e Max Verstappen fizeram em 2023.

Essa é a alegação de Cyril Abiteboul, ex-chefe da equipe Renault, que diz que nem mesmo a sequência de campeonatos de Michael Schumacher na Ferrari se compara.

“O domínio da Ferrari ocorreu em uma época em que a F1 era muito menos competitiva do que é agora”, declarou ele à Franceinfo. “A Ferrari dominava com um orçamento e uma estrutura que não tinham nada a ver com as outras equipes”.

“Claro, a Red Bull é uma equipe de prestígio, muito bem organizada e financiada, mas não é a única. No entanto, eles dominam num ambiente onde os outros não são fracos”.

Segundo ele, a maneira como Verstappen venceu no final do último ciclo do regulamento em 2021 e depois conquistou dois títulos cada vez mais dominantes em 2022 e 2023 foi particularmente impressionante.

“Quando há uma mudança no regulamento, podemos ter uma equipe que trabalhou particularmente bem e encontrou um truque. Mas em 2023, o regulamentos já era conhecidos. Portanto, as outras equipes deveriam ter se tornado mais competitivas”.

Abiteboul argumenta que um dos segredos do sucesso da Red Bull é a estabilidade do pessoal no topo – liderado por Christian Horner, Adrian Newey e até mesmo pelo diretor esportivo Jonathan Wheatley.

“Eles se conhecem muito bem e são formidáveis”, acrescentou ele, apesar de seu relacionamento às vezes conturbado com a Red Bull durante sua era impulsionada pela Renault.

Mas a chave óbvia para o domínio total de 2023 foi Verstappen – que até colocou em risco o lugar de Sergio Perez ao seu lado marcando o dobro dos pontos de seu companheiro de equipe.

“Max é excepcional, mas Perez está longe de ser um novato ou um júnior. Ele fez o seu melhor, mas sofreu com o fato de Max ter um estilo de pilotagem bastante especial, com um carro com um eixo traseiro muito leve”.

“Não há dúvida de que é o carro de Max Verstappen – projetado para ele. Ele é mimado na equipe. Pilotos muito bons como Pierre Gasly e Alexander Albon também foram seus companheiros e não conseguiram guiar aquele carro”.

“Ele (Max) tem influência psicológica e um ótimo carro. Mas ele ultrapassa com tanta facilidade porque os outros pilotos nem sequer lutam com ele. Sabem que não podem enfrentá-lo”.

“Portanto, ao invés de desgastar os pneus para segurá-lo, eles simplesmente o deixam passar”, sorriu Abiteboul.

Apesar do domínio de Verstappen e de uma suposta queda de 20% na audiência televisiva no mercado alemão, o Canal Plus da França divulgou números similares em 2022 e 2023.

Contudo, Abiteboul avisa que a sequência do domínio de Verstappen eventualmente pode começar a prejudicar a F1.

“É um campeonato que possui uma dinâmica comercial notável porque traz novidades a cada ano, como Las Vegas. Há muitos outros interesses além do primeiro lugar no campeonato de pilotos”.

“Se esta situação se arrastar por tempo demais, causará problemas, mas eu ficaria surpreso se o domínio que vimos nesta temporada continuar na próxima. No momento da próxima mudança de regras em 2026, a Red Bull enfrentará mais competição”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.