Rinaldo Capello pendura o capacete de Endurance

terça-feira, 24 de julho de 2012 às 22:35
Rinaldo Capello
Rinaldo Capello

O grande Rinaldo Capello pendurou oficialmente seu capacete em corridas de longa duração, depois de sugerir que faria isso logo após as 24 horas de Le Mans em junho.

Allan McNish e Tom Kristensen agora vão compartilhar o Audi # 2 híbrido diesel R18 e-tron no resto do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a partir da rodada britânica em Silverstone na última semana de agosto.

Capello, de 48 anos, termina a sua carreira na LMP1 com um recorde de três vitórias em Le Mans, cinco nas 12 horas de Sebring (incluindo 2012), 23 na American Le Mans Series e três triunfos na ELMS. O italiano também foi campeão duas vezes da ALMS.

rinaldo-capello-rostoCapello havia dito em Le Mans este ano que ele sentia que era hora de sossegar: “No momento estes carros são muito rápidos, e com muito tráfego, temos que ser muito precisos em cada manobra que fazemos, e eu senti que a noite… você sabe…”

“Às vezes, idade é  idade – você não pode mudá-la. Quando você luta por décimos de segundo, tudo deve deve ser perfeito, e se esta é a minha última vez em Le Mans, uma das razões é a idade. Seria bom você ser perfeito até os 70 anos ou algo assim, mas infelizmente não funciona assim “.

Falando de sua aposentadoria em um comunicado da Audi, Capello disse: “Eu gostaria de dizer um muito, muito grande obrigado a Audi por tudo.”

“A Audi tornou-se minha marca – profissionalmente e com base na minha convicção pessoal. Conseguimos muito juntos, além de realizações pioneiras repetidas vezes. Naturalmente, há um sentimento de tristeza também, como esse afastamento da equipe de fábrica não é fácil.”

“Estou dizendo adeus com a consciência limpa porque não tenho negócios inacabados com o meu esporte. Em todas as disciplinas e categorias, a Audi e eu alcançamos juntos o máximo com vitórias e títulos. No fim de março, vencemos em Sebring e eu atualmente estou em primeiro lugar na classificação do WEC. Eu queria sair em um momento ainda capaz de mostrar performances superiores.”

O chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich, homenageou Capello, que correu com inúmeras máquinas da Volkswagen e Audi por mais de duas décadas.

“Esta é uma cadeia extremamente incomum de sucesso e um momento muito emocional”, disse Ullrich. “Em nome da Audi eu gostaria de expressar um enorme agradecimento a Dindo.”

“Dindo se manteve no topo do esporte por 19 anos e todos os funcionários da Audi Sport ficaram satisfeitos por tornar isso possível. Tenho muito orgulho de ambos em termos esportivos, assim como no sentido pessoal e profissional. Sempre foi um prazer trabalhar com Dindo e saber que ele era parte de nossa equipe.”

Capello pretende continuar a competir com um Audi R8 LMS em eventos da GT3.

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.