Ricciardo tem que se adaptar ao MCL35M da McLaren, não o oposto

quinta-feira, 2 de setembro de 2021 às 2:11

Daniel Ricciardo

Os ex-pilotos e comentaristas da Sky F1, Martin Brundle e Paul di Resta, disseram que Daniel Ricciardo deve encontrar sua própria solução para suas claras dificuldades no carro da McLaren.

Nenhum dos dois acha que a McLaren tomará uma direção diferente com seu carro para se adequar à tocada do australiano – por causa da forma brilhante de Lando Norris.

Ricciardo foi aberto sobre como o MCL35M não se adequa à sua tocada, o que o está levando a ser amplamente superado por Norris desde que chegou na equipe.

Ainda sem terminar uma corrida no pódio para a McLaren, o jovem de 32 anos viu seu companheiro de equipe garantir um trio de resultados entre os três primeiros nesta temporada e marcar mais do que o dobro de seus pontos, 113-56.

No entanto, Ricciardo pareceu promissor na classificação em pista molhada em Spa, pois conquistou a P4 no grid – embora Norris tivesse parecido um forte candidato à pole position até bater numa pista traiçoeiramente molhada.

Di Resta, que pilotou a McLaren no simulador, acredita que Ricciardo precisará descobrir seu próprio caminho neste cenário complicado.

“Não tenho certeza se foi Lando que o levou o carro por esse caminho”, disse o escocês na Sky F1. “É uma taxa de desenvolvimento e sempre que você pode se adaptar a velocidade de um carro específico de Fórmula 1, você o assume completamente.”

“Acho que o grande problema é a confiança no que você faz e acho que Daniel foi bastante aberto para mim que ele está lutando contra isso. Ele está se esforçando para encontrar o detalhe do que faz um carro conseguir a rotação (frenagem com entrada de curva) que ele deseja, e isso é muito específico para um piloto.”

“Quando Carlos Sainz foi para a Ferrari, ele adotou um estilo mais‘ normal ’mais do que qualquer coisa e a Ferrari permite que você faça isso.”

“A McLaren tem uma janela muito estreita para tirar todo o desempenho dela e é onde Lando está ganhando confiança, e ele vai continuar fazendo isso.”

“Eles não vão desenvolver o carro para Daniel porque quando você vê o desempenho de Lando, Daniel vai ter que adaptar sua tocada ao carro.”

“É aí que os grandes e excelentes pilotos de Fórmula 1 diferem. Se você não pensar demais e for capaz de se adaptar, você será capaz de obter o tempo de volta que o carro tem.”

“Quando ele tiver um fim de semana mais seco, espero que ele seja capaz de encontrar algum tipo de solução. Acho que isso é o mais importante, porque eles serão uma equipe muito vigorosa se tiverem dois pilotos atuando como Lando.”

Brundle acrescentou: “Sinto por ele, mas acho que Paul tem mais informações do que eu sobre os detalhes precisos dos problemas de frenagem.”

“Não há desculpas neste nível, você tem que ir em frente. Acho que um dos maiores problemas de Daniel é que Lando Norris está absolutamente voando e em sintonia com o carro.”

“Haverá uma grande mudança no carro no próximo ano, como sempre mencionamos, então talvez eles possam identificar algumas das peculiaridades com as quais Daniel está lutando.”

“Mas há dados suficientes e tempo suficiente para resolver qualquer que seja o problema.

“Eu não acho que Daniel está fugindo e se escondendo de qualquer coisa. Pelo que entendi conversando com pessoas seniores da equipe, Daniel está levantando a mão e dizendo ‘Não consigo fazer isso direito no momento’.

“Ele vai encontrar o seu caminho, não tenho dúvidas sobre isso, mas Norris está voando e isso está agravando seu problema.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.