Ricciardo poderia substituir de Vries na AlphaTauri?

quinta-feira, 11 de maio de 2023 às 11:21

Nyck de Vries

Após as cinco primeiras corridas da temporada 2023 da Fórmula 1, dois pilotos ainda não marcaram pontos: Logan Sargeant e Nyck de Vries.

De Vries é um campeão mundial experiente que deveria ser capaz de liderar uma equipe e pontuar regularmente.

Sua estreia na F1 com a Williams no ano passado em Monza foi suficiente para convencer Helmut Marko que ele estava pronto para ser titular, depois de passar 2022 pilotando em treinos de sexta-feira.

No entanto, o holandês vem tendo performances discretas e cometendo vários erros de principiante até agora.

O próprio de Vries admitiu que sua forma precisa melhorar, caso contrário ele corre o risco de ser demitido pelo implacável programa da Red Bull.

“Nós conversamos regularmente, mas é muito comum manter o contato com seus chefes – então, eu diria que não é nada diferente do normal”, disse ele ao ser questionado sobre seu relacionamento com Helmut Marko.

“Eu me concentro apenas em mim e sinto que a performance está lá desde Jeddah, mas as coisas nem sempre funcionaram”.

“É só uma questão de tempo. Tudo se encaixou um pouco melhor (na classificação em Miami), e se continuarmos persistindo, creio que temos performance para fazer as coisas acontecerem”.

Porém, com de Vries já tendo conquistado um campeonato mundial e um título na Fórmula 2, a Red Bull continuará sendo paciente com ele?

Antes da temporada, Marko já o chamou de “líder da equipe”, mas até agora Yuki Tsunoda vem mostrando mais qualidades de liderança nas corridas.

Nos bastidores, Daniel Ricciardo vem sendo apontado como um potencial substituto depois de visitar a sede da AlphaTauri em Faenza para fazer um molde de assento.

Apesar de isso não significar necessariamente que a equipe está se preparando para uma troca no meio da temporada – Ricciardo é seu principal reserva neste ano – entende-se que Marko já deu um ultimato para de Vries melhorar na rodada tripla de Imola, Mônaco e Barcelona.

Se ele não pontuar ou bater em algum desses eventos, isso poderia significar um retorno de Ricciardo à F1 antes do esperado.

A Red Bull não hesita em fazer alterações no meio da temporada se acredita que elas podem ser benéficas. Foi o que ocorreu em 2016 com Daniil Kvyat e Max Verstappen, o que acabou estabelecendo a base para o atual período de domínio da equipe.

A Red Bull mudou sua abordagem em relação à AlphaTauri, como foi evidenciado por sua recente reformulação no gerenciamento pela primeira vez nos 18 anos de história da equipe.

Eles claramente sentem que a AlphaTauri pode conseguir resultados melhores, considerando seu acesso aos recursos e o impressionante salto da Aston Martin.

Ricciardo esteve na equipe pela última vez em 2013, quando ela se chamava Toro Rosso, mas ele possui a experiência de liderar Renault e McLaren e pode ser uma figura importante neste período de transição.

Se de Vries for demitido, não significa necessariamente o fim de sua carreira; várias ex-promessas da Red Bull tiveram sucesso posteriormente, incluindo Jean-Eric Vergne e Antonio Félix da Costa, campeões da Fórmula E, e Sebastien Buemi, campeão do WEC.

Alex Albon ainda usou sua experiência na equipe para explorar novas opções (e ainda dentro do grupo), enquanto Pierre Gasly foi promovido a uma equipe de fábrica com a Alpine.

De qualquer maneira, será um momento decisivo para o holandês enquanto ele busca garantir seu futuro a curto prazo na F1.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.