Ricciardo e Schumacher podem ficar fora da F1. E os outros? Drugo? Veja tudo aqui!

sexta-feira, 5 de agosto de 2022 às 16:48

A dança das cadeiras de 2022 da F1 começou mais cedo com o anúncio de que Fernando Alonso deixará a Alpine no final da temporada e substituirá o aposentado Sebastian Vettel na Aston Martin e só ficou mais caótico desde então.

Esse movimento criou um confronto entre Alpine e McLaren pelos direitos da super promessa Oscar Piastri, o que deverá deixar Daniel Ricciardo sem carro, ou no mínimo sem seu assento na McLaren.

Agora existem 14 ou 15 pilotos sob contrato para a temporada de 2023, dependendo do que de fato acontecer com Daniel Ricciardo e McLaren.

Abaixo, analisamos a situação dos pilotos para a próxima temporada em cada equipe, seguindo a ordem da classificação atual do campeonato de construtores.

1. Red Bull
Sergio Perez e Max Verstappen

Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Max Verstappen (1), Sergio Perez (3)

Pilotos de 2023 sob contrato: Verstappen, Perez

O que sabemos: Ambos os pilotos estão sob contrato para a temporada de 2023. Verstappen, atual campeão da F1, assinou uma extensão em março que o manterá nos Touros pelo menos até a temporada de 2028. Em maio, a equipe anunciou uma nova extensão para Perez para mantê-lo na equipe até 2024.

2. Ferrari
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Charles Leclerc (2), Carlos Sainz (5)

Pilotos de 2023 sob contrato: Leclerc, Sainz

O que sabemos: Ambos os pilotos estão sob contrato para a temporada de 2023. Sainz assinou uma extensão em abril para mantê-lo na Ferrari até a temporada de 2024. Leclerc também está sob contrato até a temporada de 2024. No entanto, há relatos que afirmam que Leclerc pode desistir do acordo no final desta temporada se a Ferrari terminar em quarto ou menos na classificação. Isso parece improvável.

3. Mercedes
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): George Russell (4), Lewis Hamilton (6)

Pilotos de 2023 sob contrato: Russell, Hamilton

O que sabemos: De acordo com os Prateados, Hamilton está sob contrato até o final da temporada de 2023, tendo assinado uma extensão de 2 anos durante a temporada de 2021. Russell, em sua primeira temporada na Mercedes, tem contrato até 2024.

4. Alpine
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Esteban Ocon (8), Fernando Alonso (10)

2023 pilotos sob contrato: Ocon

O que sabemos: Ocon está sob contrato com a Alpine até a temporada de 2024. Alonso anunciou que vai guiar pela Aston Martin em 2023 para substituir Sebastian Vettel, que anunciou aposentadoria no final deste ano.

O nome mais comum ligado à vaga de Alonso rapidamente foi Oscar Piastri, que atualmente é o piloto reserva da Alpine. Após a mudança de Alonso, a equipe anunciou que Piastri seria seu segundo piloto. No entanto, Piastri refutou esse anúncio logo em seguida, dizendo que não havia assinado um contrato e não guiaria pela Alpine em 2023. Segundo várias fontes, ele assinou um contrato para se juntar à McLaren em 2023.

Daniel Ricciardo poderia retornar à Alpine se Piastri for para a McLaren? O chefe da equipe Alpine, Otmar Szafnauer, quando perguntado sobre o reencontro da equipe com Ricciardo, disse sobre seu passado: “Não acho que isso seja um problema”.

Mas o que ele quis dizer com isso? Que eles nem devem pensar nisso, pois acham que Piastri terá que ficar na Alpine, ou que aceitariam Ricciardo se volta sem problemas? A primeira opção é mais provável…

5. McLaren
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Lando Norris (7), Daniel Ricciardo (12)

2023 pilotos sob contrato: Norris, Ricciardo (talvez), Oscar Piastri (talvez)

O que sabemos: Norris assinou uma extensão no início deste ano que o manterá na McLaren pelo menos até 2025. Ricciardo tem contrato para a temporada de 2023 e disse repetidamente que planeja honrar o acordo. Ainda assim, persistem informações desencontradas e Ricciardo pode estar blefando para forçar uma multa maior.

A McLaren está presa no meio da confusão na Alpine e pode até ter causado isso. De acordo com a ESPN, Piastri assinou um contrato com a McLaren para 2023 e é por isso que ele disse que não vai correr pela Alpine. Isso também significa que a McLaren tem três pilotos sob contrato para a próxima temporada. Há relatos que a McLaren contratou Piastri como piloto reserva e disse a Ricciardo que pretende substituí-lo por Piastri assim que seu contrato for fechado, o que é possível, mas não muito provável.

Se um acordo de divórcio não puder ser alcançado entre McLaren e Ricciardo, outra opção pode ser mantê-lo como piloto reserva em 2023.

Vários outros jovens pilotos foram vinculados ao assento de Ricciardo para 2023 ou 2024, incluindo os pilotos da Indy Pato O’Ward (já guia para a McLaren), Colton Herta (recentemente testou para a McLaren) e Alex Palou (assinado para se juntar à McLaren em 2023 em outra confusão com a equipe de Chip Ganassi na Indy).

6. Alfa Romeo
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Valtteri Bottas (9), Zhou Guanyu (17)

Pilotos de 2023 sob contrato: Bottas

O que sabemos: Bottas, em seu primeiro ano com a Alfa Romeo, tem contrato para 2023 e os dois lados parecem satisfeitos até agora. Zhou, em sua primeira temporada na F1, não está assinado para 2023. No entanto, ele tem guiado melhor do que sua posição na tabela sugere, graças a alguns azares e quebras, e provavelmente permaneça na equipe na próxima temporada.

7. Haas
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Kevin Magnussen (11), Mick Schumacher (15)

Pilotos de 2023 sob contrato: Magnussen

O que sabemos: Magnussen tem contrato para a temporada 2023, tendo assinado com a equipe às vésperas desta temporada para substituir Nikita Mazepin. Schumacher não está contratado para a próxima temporada. Depois de apanhar muito de Magnussen e destruir completamente dois carros no início da temporada, Schumacher mostrou uma certa melhora recentemente.

O chefe da equipe, Guenther Steiner, disse que a equipe decidirá sobre o futuro de Schumacher durante as férias de verão nas próximas semanas. No entanto, a agência alemã RTL informou que Steiner cancelou as negociações com Schumacher. Com isso e sem nenhuma outra equipe mostrando algum interesse, Schumacher corre o risco de ficar fora da F1 em 2023, pelo menos como piloto titular.

8. AlfaTauri
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Pierre Gasly (13), Yuki Tsunoda (16)

2023 pilotos sob contrato: Gasly

O que sabemos: após uma forte temporada de 2021, havia rumores de que Gasly estaria em movimento após esta temporada, já que nenhuma abertura era esperada na equipe principal da Red Bull em um futuro próximo. No entanto, após um início lento na temporada de 2022, Gasly renovou com a AlphaTauri para permanecer na equipe até a próxima temporada.

O contrato de Tsunoda expira no final da temporada, e ainda está no ar se ele voltará à equipe irmã da Red Bull no próximo ano. O conselheiro da equipe Helmut Marko recentemente chamou Tsunoda de “criança problema” por causa de suas explosões de rádio e atitudes fora da pista. O chefe da equipe, Franz Tost, disse que se ele conseguir eliminar os acidentes , ele tem “uma boa chance” de permanecer na equipe.

9. Aston Martin
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Sebastian Vettel (14), Lance Stroll (18)

Pilotos de 2023 sob contrato: Stroll, Fernando Alonso

O que sabemos: a Aston Martin anunciou durante as férias de verão que o bicampeão da F1 Fernando Alonso substituiria o aposentado Sebastian Vettel na próxima temporada sob um contrato de vários anos. Lance Stroll está sob contrato até 2023 e, enquanto seu pai continuar a preencher os cheques, ele ficará na equipe por mais tempo.

10. Williams
Dupla de 2022 (posição atual do campeonato): Alex Albon (19), Nicholas Latifi (20)

2023 pilotos sob contrato: Albon

O que sabemos: Williams anunciou que Albon assinou uma extensão de vários anos para permanecer na equipe, como esperado. Latifi não está sob contrato e deve sair no final do ano.

Vários jovens pilotos foram vinculados à Williams para o próximo ano, incluindo o americano Logan Sargeant, P3 na classificação da F2 e membro da Williams Driver Academy. Outros incluem o líder do campeonato de F2, Felipe Drugovich, e o piloto reserva da Mercedes, Nyck de Vries.

ATUALIZAÇÃO: A McLaren já avisou Daniel Ricciardo que ele não correrá pela equipe em 2023

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.