Ricciardo e Sainz defendem McLaren sobre ordens de equipe

domingo, 18 de agosto de 2024 às 10:15

McLaren

Os ex-pilotos da McLaren F1 Daniel Ricciardo e Carlos Sainz defenderam a abordagem adotada com Lando Norris e a saga de ordens da equipe do Grande Prêmio da Hungria.

Em Budapeste, Norris corria em segundo atrás do companheiro de equipe Oscar Piastri, quando a McLaren parou o britânico primeiro para a rodada final de pit stops para cobrir Lewis Hamilton atrás, com Norris eventualmente superando Piastri.

As últimas voltas da corrida foram dominadas pelo engenheiro de Norris, Will Joseph, implorando-lhe que cedesse a liderança a Piastri, enfatizando que a vitória no campeonato só viria trabalhando em equipe.

Norris finalmente deixou Piastri passar faltando algumas voltas, mas dado o dia ruim que o líder do campeonato Max Verstappen suportou com seu quinto lugar, havia uma chance de Norris tirar mais sete pontos da liderança do campeonato – atualmente 78 pontos, o que equivale a três GPs com vitórias e voltas mais rápidas, com 284 pontos restantes em disputa.

Tem havido debate de que se Norris perdesse o campeonato para Verstappen por menos de sete pontos, a equipe poderia se arrepender da decisão de deixar Piastri passar, mas Ricciardo, que foi descartado pela McLaren em favor de Piastri, defendeu a abordagem.

“É difícil porque acho que obviamente estamos falando de Lando e Oscar aqui (na Hungria), então, no caso de Lando ficar na frente, isso quebra o relacionamento”, explicou Ricciardo. “Não é só com a equipe, mas também com Oscar e não faltam três corridas. Ainda falta meia temporada”.

“Olhando para o resto da temporada, haverá momentos em que Lando poderá precisar contar com Oscar. Se você quebrar isso ainda com meia temporada pela frente, acho que é aí que fica difícil”, prosseguiu.

“Então, talvez eu, quando criança na Fórmula 1, tivesse pensado de forma muito diferente sobre isso, mas acho que com a idade e um pouco de experiência e sabedoria, acho que é assim que você deve encarar as coisas”, acrescentou o piloto da RB.

Sainz, que pilotou pela equipe entre 2019-2020, sentiu que a McLaren ganhou respeito pela forma como evoluiu, estando 42 pontos atrás da Red Bull no campeonato de construtores.

“Pessoalmente, acho que vocês estão sendo muito duros com a McLaren. Acho que se você ver onde a McLaren estava há um ano e meio e onde está agora, é algo para se admirar”, disse. “É algo que só eles conseguiram com a forma como desenvolveram o carro, a equipe e se colocaram em posição de pensar em lutar pelo campeonato”.

“Quer ganhem ou não por sete pontos, esses sete pontos podem estar em outro lugar, não apenas no caso da Hungria, pode ser porque começaram a temporada talvez mais atrás do que queriam e não naquela corrida exata da Hungria”, comentou o piloto da Ferrari.

“Pessoalmente, admiro muito Andrea Stella, a maneira como ele lida com a equipe, a maneira como lida com todas as situações, como tudo parece calmo na McLaren, mesmo que vocês os estejam pressionando para lutar por coisas maiores. Mas acho que eles estão na tendência certa e no momento são a equipe mais forte da F1, então tiro o chapéu para eles”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.