Ricciardo descarta volta à F1 e abraça nova rotina
quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 10:48
Daniel Ricciardo
Daniel Ricciardo encerrou qualquer especulação sobre um possível retorno à Fórmula 1.
Agora com 36 anos, o australiano afirma estar totalmente focado em aproveitar uma vida mais tranquila e equilibrada, longe da pressão constante das pistas.
Embora seu nome tenha sido brevemente vinculado ao ambicioso projeto da Cadillac para 2026, Ricciardo afastou a possibilidade em entrevista à revista Men’s Fitness.

De acordo com ele, o momento é de reencontro pessoal. “Estou treinando por mim e pelo meu bem-estar”, declarou. “De fato, é a primeira vez que faço isso desde que entrei na vida adulta”.
Nova rotina com liberdade e propósito
Durante sua longa carreira na F1, Ricciardo seguiu parâmetros extremamente rígidos. “Tínhamos de controlar calorias o tempo todo. Precisávamos manter o peso ideal. Era um desafio constante”, relembrou.
No entanto, fora desse ambiente, ele descobriu outro tipo de motivação. “Agora, treino porque quero. E isso muda tudo”.
Além disso, a musculação passou a fazer parte do seu dia a dia – algo que antes era restrito devido às exigências específicas da categoria.
“É muito bom poder levantar peso de novo. Sinto-me saudável e forte. E acima de tudo, sinto que, se fizer algo todos os dias, mesmo pequeno, isso já representa uma vitória”.
Mudanças na alimentação e na mente
As transformações não pararam por aí. Ricciardo abandonou as dietas rígidas e atualmente adota uma relação mais natural com a comida.
“Não peso mais meus alimentos, mas me preocupo mais com a ingestão de proteína e com a recuperação”, explicou.
Além disso, ele começou a cozinhar por conta própria. Apesar de ainda se considerar um iniciante, Ricciardo reconhece os benefícios.
“Sou tipo nota um de dez na cozinha”, brincou. “Mas saber de onde vem o que eu como e preparar minhas próprias refeições me faz sentir bem”.
Paz, meditação e novos valores
Enquanto outros pilotos da sua geração correm atrás de vagas em equipes da F1 ou Indy, Ricciardo escolheu um caminho diferente.
Segundo ele, meditar se tornou parte fundamental de sua rotina, o que tem ajudado a lidar com os efeitos de anos vivendo entre voos, paddocks e pressão ininterrupta.
“Hoje, gosto muito mais da minha própria companhia”, disse. “Sinto que finalmente encontrei mais equilíbrio em tudo – no corpo, na mente e na vida como um todo”.
aposentadoria F1, bem-estar Ricciardo, cadillac f1, comentar formula 1, daniel ricciardo, dieta Ricciardo, ex-F1, formula 1, piloto australiano, rotina de ex-piloto, treinos Ricciardo, vida fora da F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.