Ricciardo se aposenta das pistas e vira embaixador da Ford
sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 14:30O adeus de um grande vencedor
Daniel Ricciardo confirmou sua aposentadoria do automobilismo. A decisão veio quase um ano após sua última corrida. Aos 36 anos, o piloto, que conquistou oito vitórias em grandes prêmios, agora se junta à Ford Racing como embaixador. “Embora meus dias de corrida tenham ficado para trás, meu amor por qualquer coisa com rodas sempre será grande, por isso tenho orgulho de fazer parceria com a Ford para me tornar um embaixador global da Ford Racing”, disse ele em comunicado.
Ricciardo, em seguida, explicou que pensou bastante sobre a melhor forma de permanecer conectado ao mundo do esporte a motor. A parceria com a Ford foi a solução encontrada. A empresa, por sua vez, retornará à Fórmula 1 no próximo ano. Ela fará isso em conjunto com o projeto de motor da Red Bull na categoria.
A carreira de Daniel Ricciardo na Fórmula 1
A trajetória de Ricciardo na F1 começou em 2011, com o apoio da Red Bull. Inicialmente, ele pilotou pela HRT, mas logo se juntou à equipe júnior da Red Bull, a Toro Rosso.
A grande chance veio em 2014, quando ele substituiu Mark Webber na equipe principal. Naquele ano, Ricciardo surpreendeu, conquistando três vitórias. Enquanto isso, seu então companheiro, o tetracampeão Sebastian Vettel, não venceu nenhuma corrida. Vitórias adicionais vieram depois. No entanto, em 2018, já ao lado do promissor Max Verstappen, Ricciardo deixou a equipe e foi para a Renault.
Em 2021, ele se transferiu para a McLaren, onde conquistou a primeira vitória da equipe em oito anos, em Monza. A sua passagem pela equipe, entretanto, foi difícil. Ele ficou cada vez mais ofuscado por seu companheiro de equipe, Lando Norris. Com isso, a McLaren encerrou seu contrato de três anos prematuramente.

O retorno à Red Bull e o fim da jornada
Ricciardo retornou à Red Bull como piloto de testes. Em seguida, recebeu a oportunidade de voltar a correr pela segunda equipe, a AlphaTauri. Infelizmente, uma lesão no pulso durante sua terceira corrida em Zandvoort o forçou a sair novamente.
Após seu retorno, Ricciardo não conseguiu superar seu companheiro de equipe, o menos experiente Yuki Tsunoda. Consequentemente, ele foi dispensado após o Grande Prêmio de Singapura do ano passado. Desde então, Ricciardo tem se dedicado a diversos negócios, como sua marca de roupas, Enchante.
carreira F1, comentar formula 1, daniel ricciardo, Ford Racing, formula 1, gp da italia, lando norris, max verstappen, mclaren, monza, red bull, Sebastian Vettel, toro rosso, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.