Ricciardo ainda se encaixa na equipe “júnior”, diz CEO da RB
segunda-feira, 5 de agosto de 2024 às 11:04
Daniel Ricciardo
Peter Bayer, CEO da RB, insiste que Daniel Ricciardo ainda se encaixa no “quadro geral” da equipe júnior da Red Bull sediada em Faenza.
Helmut Marko, consultor da marca de energéticos na F1, vem insinuando há meses que, aos 35 anos, o australiano não se encaixa mais no perfil.
“Os acionistas deixaram claro que é uma equipe júnior e precisamos agir de acordo”, disse Marko recentemente.
Entretanto, Ricciardo insistiu pouco antes do início das férias de agosto que ele realmente não vê a RB como a “equipe júnior” da Red Bull.
“Acho que vendo as intenções deles (Red Bull) e a maneira como fazem as coisas, as pessoas podem dizer ‘tudo bem, esta não é mais uma equipe júnior'”, disse Ricciardo em Spa.
Muitos esperavam que os dirigentes da Red Bull decidissem trocar Ricciardo pelo novato Liam Lawson em uma importante reunião pós-GP da Bélgica no início da semana passada.
Porém, Ricciardo sobreviveu àquela reunião e manterá seu lugar pelo menos até o final da temporada.
Bayer admite que consegue entender o ponto de vista de Marko. “Helmut argumenta isso de sua posição de uma forma lógica”, disse o CEO da RB ao motorsport-total.com.
“Ele (Marko) é responsável pela equipe júnior, portanto é lógico que sempre tenha uma palavra importante quando se trata de pilotos. Ele tem autoridade, conhecimento e está bastante focado no assunto dos juniores”.
Contudo, Bayer acrescentou: “Vejo um quadro mais amplo para a equipe. A longo prazo, não é tão ruim para Yuki (Tsunoda) ter um companheiro experiente. É a famosa questão do quadro geral”.
“Sim, precisamos desenvolver jovens pilotos, mas você também pode explicar isso porque Yuki ainda não está totalmente pronto. Ele aprende muito com Daniel quando se trata de feedback técnico”.
“Ele também aprendeu bastante com Daniel em termos de controlar suas emoções. Ele aprende a estruturar e planejar um fim de semana”.
“Então, resumindo, ele está aprendendo. Ainda estamos polindo o diamante bruto que é Yuki com a ajuda de Daniel. Por isso, o lugar de Daniel na equipe é justificado”.
Bayer também diz que depois de um início de temporada mais difícil para Ricciardo em 2024, ele agora está apresentando uma performance mais consistente.
“Esse é o ponto dois”, continuou Bayer. “Também temos de nos sair bem como equipe. Foi o que os acionistas disseram depois do ano passado – que não pode ser o caso de termos duas equipes, uma se tornar campeã e a outra ser a última”.
daniel ricciardo, equipe junior, f1, formula 1, noticias f1, Peter Bayer, RB
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.