Reta final da temporada 2021 da Fórmula 1

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021 às 13:01

Nicholas Latifi – Williams, Jeddah

Colaboração: Marcos Cavalcante

A temporada de 2021 está entrando em sua penúltima rodada. A Arábia Saudita sediará a penúltima corrida da temporada 2021, a pista é nova, é um circuito de rua temporário, e está sendo concluído nos últimos minutos. O planejamento real começou há pouco mais de um ano e, tiveram que correr para ficar pronto para a categoria ter a possibilidade de disputar a sua penúltima etapa.

Mas afinal, o que isso significa em uma temporada cheia de incertezas? Faltam pouco menos de duas semanas para o novo campeão mundial de Fórmula 1 ser determinado. A Fórmula 1 vai realizar uma sequência de duas corridas para encerrar o campeonato de 2021 com 22 provas. Foi uma temporada excepcional, assim como Lewis Hamilton que chegou com um domínio absoluto ao heptacampeonato. Hamilton se tornou o maior vencedor da história empatando com Michael Schumacher como o maior campeão, também, de todos os tempos. Ainda existem algumas lacunas que devem ser fechadas.

Quem será coroado campeão mundial? Max Verstappen, o neerlandês de 24 anos pela primeira vez na carreira –, ele seria o 34º campeão mundial da história. Ou dentro de poucos dias, Lewis Hamilton será o único recordista da Liga dos Campeões do automobilismo? A Mercedes chega como favorita, teoricamente. A resposta será dada com o Grande Prêmio da Arábia Saudita. Verstappen lidera com oito pontos de vantagem e até tem chances de conquistar o título neste fim de semana, não obstante, foi seu rival Lewis Hamilton venceu as duas últimas corridas.

O CIRCUITO JEDDAH CORNICHE TEM ALGUNS ELEMENTOS INTERESSANTES RESERVADOS:

– Em uma volta rápida, as simulações calculam uma velocidade média de mais de 250 km / h. Apenas Monza é mais rápido.

– Quanto mais potência do motor, melhor para Jeddah. A Mercedes pretende instalar novamente o motor “brasileiro” no carro de Lewis Hamilton. A Red Bull reverentemente chama esse motor de “motor de foguete”. Automaticamente, a Mercedes entra como favorita no papel. Porém, a temporada tem mostrado que muitas vezes não é o favorito que vence, um olhar mais cuidadoso mostra uma temporada em que as surpresas falaram mais alto.

– O circuito Jeddah Corniche é o segundo mais longo do calendário de corridas depois de Spa-Francorchamps.

– São 27 curvas distribuídas ao longo dos 6.174 quilômetros, mais do que qualquer outra pista de corrida do calendário. 16 delas dão a volta para a esquerda, onze para a direita. Não existem curvas realmente lentas, a curva dois, por exemplo, é calculada a uma velocidade de 90 km/h.  Os pneus vão trabalhar bastante neste final de semana, as curvas mais exigentes são as curvas 27 e 13

– É um circuito estreito, quase não há espaço, ou seja, isso aumenta a probabilidade de um safety car em caso de acidente.

– Ao redor do circuito, há 3.000 paredes de proteção da Tecpro para amortecer carros descarrilados.

– 13 quilômetros de cercas de segurança devem evitar que as peças voem nas arquibancadas. No total, os operários da linha pavimentaram mais de 37.000 toneladas de asfalto.

– Jeddah é uma das quatro corridas noturnas. Portanto, além de holofotes em edifícios e pontes, o percurso também é iluminado por mais de 600 postes de luz.

OS QUE OS RIVAIS DO TÍTULO ESPERAM PELO CIRCUITO DE RUA MAIS RÁPIDO DA HISTÓRIA?

Jeddah é um que circuito de rua parece ser bem diferente de qualquer outra coisa, será o 34º país visitado pela F1. A boa notícia é que as últimas etapas sejam disputas em traçados sobre os quais as informações são limitadas, existem poucos dados utilizáveis. As equipes contam com suas simulações para a configuração básica.  O piloto francês da AlphaTauri, Pierre Gasly, resume suas impressões no simulador: “A Arábia Saudita deve ser extremamente rápida, com muitas curvas de alta velocidade e algumas curvas cegas. Do ponto de vista do piloto, deve ser muito complicado.” O preceito é:  entender rápido, aprender rápido, implementar rápido.

NO MEIO-CAMPO:

– McLaren quer interromper sua série de falências com apenas quatro pontos nas últimas três corridas. Afinal, com o motor Mercedes você tem a melhor unidade de força – depende da coragem dos pilotos.

– Ferrari foi a número três em campo recentemente. Exceto no Qatar.

– Alpine é o desconhecido.

– AlphaTauri tem que contar com uma volta rápida. O Red Bull Junior tem potencial para ser o número três em campo.

– Aston Martin pode se atrapalhar com falta de downforce e a resistência aerodinâmica excessiva (Sebastian Vettel reclamou de falta de pressão aerodinâmica no carro da Aston Martin).

POR FIM:

Na reta final, a Fórmula 1 se despede de uma das temporadas mais intensas e emocionantes da década. Momentos que irão marcar para sempre a temporada de 2021 da principal categoria do automobilismo mundial. Esperamos que a próxima temporada com 23 etapas previstas e que tem previsão de início em 18 de março com o grande prêmio do BAHRAIN (SAKHIR), seja tão ou mais emocionante do que pudemos acompanhar neste ano.

Marcos Cavalcante
Marabá – Pará

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