Renault nega categoricamente que sua a Alpine F1 esteja à venda

quarta-feira, 10 de abril de 2024 às 12:33

Fábrica da Alpine F1 em Enstone

No mesmo dia que circularam rumores de que a Alpine F1 estaria à venda, a Renault desmentiu isso ‘categoricamente’.

O início de 2024 da Alpine tem sido uma decepção enorme, para dizer o mínimo. Os problemas do A521 não estão apenas documentados; eles estão gritando. Eles aparecem em todos os tipos de circuito, vítima de aerodinâmica deficiente, UP fraca e problemas de peso que prejudicam gravemente seu desempenho.

A Alpine está enraizada na última posição do campeonato de construtores. A equipe tem as piores posições finais combinadas de todas equipes do grid. Obviamente ainda não marcou pontos até agora em 2024.

As atualizações instaladas no A521 no Japão não conseguiram levar a equipe adiante. O erro de Logan Sargeant na curva Degner 2 salvou a equipe do constrangimento de ter os dois carros terminando em último em Suzuka. Mas, na realidade, o Japão foi um pesadelo para a Alpine. O contato no início da corrida garantiu que ambos os pilotos tivessem suas corridas comprometidas, com Gasly sofrendo danos no assoalho.

Os problemas da Alpine vão além de um início tórrido até 2024. A equipe de fábrica da Renault, sediada em Enstone, está em crise há algum tempo, após um período de declínio acentuado. Agora, a hierarquia da Renault confirmou se encerrará sua sitiada operação na F1.

A Alpine respondeu aos rumores que rapidamente ganharam força, confirmando que a equipe não está à venda. Conforme relatado pelo PlanetF1, um porta-voz da Alpine disse:

“Os rumores e histórias sobre a equipe estar à venda são falsos. A equipe categoricamente não está à venda.”

Quais foram os rumores?

As especulações começaram a surgir na manhã desta quarta-feira, quando o motorsport.com afirmou que uma venda da Alpine estava potencialmente prevista. Não foram listados interessados.

Qualquer venda teria uma ressalva substancial. A unidade de potência da Renault, que atualmente está atrás de seus rivais em velocidade e confiabilidade, teria que permanecer a unidade de potência de qualquer nova equipe até pelo menos 2029. Isso seria para salvaguardar o futuro dos engenheiros que trabalham na unidade de potência de 2026.

Mas de acordo com o porta-voz da Renault, “tudo isso é falso”.

De onde vieram os rumores?

Não há uma base clara a partir da qual começaram os rumores de que o Alpine estava à venda. No entanto, é importante notar, como relata o Planet F1, que há apenas três meses, a Renault abriu formalmente recentemente uma enorme fonte de investimento para a equipe.

A Otro Capital comprou cerca de € 200 milhões na Alpine, resultando em uma participação de 24% para a Otro em um acordo finalizado em dezembro de 2023. Isso agora coloca o valor da Alpine em impressionantes USD 900 milhões, uma avaliação inimaginável para uma equipe de F1 antes da era Liberty Media.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.