Renault desiste de fabricar motores para a F1
segunda-feira, 30 de setembro de 2024 às 16:14A Renault confirmou que não vai mais fazer motores para a Fórmula 1 a partir da temporada de 2026.
A fabricante francesa anunciou nesta segunda-feira que sua fábrica de motores em Viry-Chatillon será transformada em “um centro de excelência em engenharia” até o final de 2024.
A decisão vem antes da introdução do novo regulamento de motor para a F1 em 2026, com a equipe Alpine, de propriedade do Renault Group, agora esperada para fechar um acordo para ter suas unidades de potência fornecidas pela Mercedes.
“Como resultado do processo de consulta com os representantes dos funcionários, durante o qual as discussões foram construtivas e uma avaliação independente foi conduzida, a gerência da Alpine confirma seu projeto de transformar o local em um centro de engenharia e excelência em alta tecnologia até o final de 2024”, disse o comunicado.
“As atividades de Fórmula 1 em Viry, excluindo o desenvolvimento de um novo motor, continuarão até o final da temporada de 2025.”
O anúncio segue meses de especulações, que viu os funcionários da Viry viajarem para o GP da Itália durante o verão europeu para protestar contra os planos em desenvolvimento de fechar a fábrica.
As operações de F1 da Alpine estão atualmente divididas em duas fábricas, a divisão focada em motores na França e a divisão focada em chassis no Reino Unido.
A declaração acrescentou: “Cada funcionário afetado por este projeto de transformação receberá uma proposta de nova posição dentro da Alpine Hypertech.”
A Renault também planeja manter uma “unidade de monitoramento de F1” em Viry que “visará manter o conhecimento e as habilidades dos funcionários neste esporte e permanecer na vanguarda da inovação para os vários projetos da Hypertech Alpine.”
A Alpine continuará usando seu atual motor Renault pelo restante desta temporada e por todo o ano de 2025.
O fraco desempenho do motor tem sido um fator nas dificuldades da equipe nesta temporada, com a Alpine em penúltimo lugar entre as 10 equipes que disputam o campeonato de construtores com apenas seis finais de semana restantes.
O foco principal da fábrica de Viry será o desenvolvimento de um supercarro Alpine, futuras tecnologias de bateria e motor elétrico, e a participação da equipe em outras categorias, como o Campeonato Mundial de Endurance.
Restam apenas seis corridas na Fórmula 1 2024 e a temporada recomeça com o GP dos Estados Unidos em Austin de 18 a 20 de outubro.
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