Crise da Renault deixa o futuro da Alpine incerto
sexta-feira, 18 de julho de 2025 às 9:16
Alpine
A equipe Alpine e seus fãs vivem um momento de apreensão com a aproximação do GP da Bélgica no próximo fim de semana.
Isso porque, nos últimos dias, a montadora francesa vem enfrentando uma série de problemas graves que têm abalado sua estrutura.
CEO Luca de Meo sai em meio a crise financeira
Em primeiro lugar, é importante destacar que, recentemente, Luca de Meo, CEO da Renault, renunciou de forma inesperada.

Essa saída repentina deixou um vazio na liderança da empresa, que pouco tempo depois divulgou resultados financeiros devastadores.
De fato, o desempenho da Renault no primeiro semestre de 2025 revelou um fluxo de caixa de apenas 47 milhões de euros, um valor muito abaixo das expectativas iniciais.
Além disso, Elmir Valeev, comentarista de Fórmula 1 da Setanta Sports, destacou: “Ontem, as ações do Grupo Renault não só caíram, mas despencaram quase 20%. E um dia depois, não há sinais de recuperação”.
A pressão cresce para cortar custos e repensar investimentos
Diante desse cenário, a Renault já anunciou medidas para conter despesas. Além disso, a montadora nomeou um novo CEO apenas de forma interina, enquanto busca um líder permanente para conduzir a empresa.
Vale lembrar que, no ano passado, Luca de Meo havia contratado Flavio Briatore como consultor executivo para assuntos da Fórmula 1. Consequentemente, o futuro da Alpine na categoria começa a ser questionado com cada vez mais força.
Valeev explica: “Quando sua empresa sofre perdas colossais e falta dinheiro, é preciso vender ativos que não são essenciais. E o principal ativo não essencial deles é a equipe de F1”.
“Pense nisso – você investiu centenas de milhões numa equipe que, após o boom da categoria, vale cerca de um bilhão e meio. E ainda assim, vários grupos estão prontos para pagar essa quantia para comprá-la”.
Rumores agitam o paddock: Mercedes, Verstappen e Antonelli
Enquanto isso, no meio dessa turbulência, surgem rumores fortes no paddock. Caso a Mercedes consiga contratar Max Verstappen para 2026, Toto Wolff pode fechar um acordo com Briatore para ceder Kimi Antonelli à Alpine.
Por sua vez, o jovem italiano, que substituiu Lewis Hamilton na equipe, admitiu recentemente a dificuldade de lidar com a pressão da F1.
Em entrevista ao Corriere della Sera, Antonelli comparou a categoria a “um mar cheio de tubarões”, onde um erro pode custar caro.
Além disso, ele revelou: “Percebi em Imola que é essencial reservar momentos só para mim, em lugares tranquilos, onde posso me desligar mentalmente”.
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