Renascimento de um hexa: Márquez conquista 7º título na Ducati
domingo, 28 de setembro de 2025 às 8:30O retorno épico: da queda ao domínio total em 2025
Marc Márquez sagrou-se campeão mundial de MotoGP de 2025 ao terminar em segundo lugar no Grande Prêmio do Japão, enquanto seu companheiro de equipe na Ducati, Pecco Bagnaia, vencia a corrida. Este é o sétimo título de Márquez na categoria rainha.
Aos 32 anos, o piloto espanhol ergue a coroa novamente, seis anos após seu último triunfo em 2019. Naquele ano, ninguém imaginava a sequência de infortúnios que o aguardava. Logo no início da temporada 2020, uma séria lesão no braço direito deu início a anos de agonia.
Consequentemente, Márquez precisou passar por quatro grandes operações entre 2020 e 2022. Além disso, enfrentou dois episódios de diplopia (visão dupla). Para piorar, a máquina da Honda se mostrou progressivamente não-competitiva. Por isso, Márquez optou por encerrar sua longa parceria com a marca, transferindo-se em 2023 para a equipe satélite Gresini Ducati em 2024.

Reconstrução e transição vencedora
O ano de 2024 serviu para a reconstrução. Márquez voltou a vencer corridas e, em reconhecimento ao seu desempenho, garantiu a promoção para a equipe de fábrica da Ducati em 2025. Nesta temporada, o domínio foi absoluto.
Em 17 etapas, Márquez conquistou 11 vitórias em GPs e 14 triunfos nas corridas Sprint. Dessa forma, ele selou o título de 2025 no GP do Japão com uma vantagem colossal de 201 pontos.
O feito histórico coloca Márquez no mesmo patamar de Valentino Rossi, ambos com sete títulos de MotoGP. Agora, ele está a apenas um do recorde histórico de oito campeonatos de Giacomo Agostini. Aliás, Márquez é o primeiro piloto a vencer um campeonato da classe principal seis anos depois do seu último título. É, definitivamente, o quarto campeão mundial da Ducati na MotoGP, seguindo Casey Stoner, Bagnaia e Jorge Martin.
O desfecho em Motegi e a luta na pista
Largando em terceiro lugar no GP do Japão, Márquez precisou de 10 voltas para superar Pedro Acosta (KTM) e assumir a segunda posição. Entretanto, a vitória já estava fora de alcance, visto que Bagnaia, que largou da pole, havia aberto uma vantagem superior a três segundos.
Contudo, o final da corrida reservou um susto. Fumaça começou a sair da traseira da Ducati de Bagnaia. Apesar disso, o motor resistiu até a bandeirada, garantindo a segunda vitória de GP do ano para ele. Márquez foi cauteloso na volta final, terminando a 4.196 segundos atrás e garantindo o título.
No pódio, Joan Mir alcançou seu primeiro pódio pela Honda. Marco Bezzecchi (Aprilia de fábrica) subiu do oitavo para o quarto lugar, seguido por Franco Morbidelli (VR46) em quinto. Por fim, Alex Márquez (Gresini Ducati) terminou em sexto, e Raul Fernandez, Fabio Quartararo, Johann Zarco e Fermín Aldeguer completaram o Top 10.
A corrida também teve abandonos notáveis. Jack Miller (Pramac Yamaha) teve sua corrida interrompida por uma corrente quebrada, e Luca Marini (Honda) saiu cedo com um problema. Acosta, que correu forte no início, caiu para 17º após sair da pista na Curva 1, na volta 19.
Classificação da prova:
Pos | Piloto | País | Equipe | Moto | Dif. |
1 | Pecco Bagnaia | ITA | Ducati Lenovo Team | Ducati GP25 | |
2 | Marc Marquez | ESP | Ducati Lenovo Team | Ducati GP25 | +4.196 |
3 | Joan Mir | ESP | Honda HRC Castrol | Honda RC213V | +6.858 |
4 | Marco Bezzecchi | ITA | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP | +10.128 |
5 | Franco Morbidelli | ITA | Pertamina Enduro VR46 Racing Team | Ducati GP24 | +10.421 |
6 | Alex Marquez | ESP | BK8 Gresini Racing MotoGP | Ducati GP24 | +14.544 |
7 | Raul Fernandez | ESP | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP | +17.588 |
8 | Fabio Quartararo | FRA | Monster Energy Yamaha | Yamaha M1 | +21.160 |
9 | Johann Zarco | FRA | LCR Honda Castrol | Honda RC213V | +21.733 |
10 | Fermin Aldeguer | ESP | BK8 Gresini Racing MotoGP | Ducati GP24 | +23.107 |
11 | Enea Bastianini | ITA | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | +23.616 |
12 | Brad Binder | RSA | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | +23.882 |
13 | Fabio di Giannantonio | ITA | Pertamina Enduro VR46 Racing Team | Ducati GP25 | +29.359 |
14 | Miguel Oliveira | POR | Prima Pramac Racing | Yamaha M1 | +30.788 |
15 | Somkiat Chantra | THA | LCR Honda IDEMITSU | Honda RC213V | +30.990 |
16 | Maverick Vinales | ESP | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | +31.712 |
17 | Pedro Acosta | ESP | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | +34.157 |
18 | Alex Rins | ESP | Monster Energy Yamaha | Yamaha M1 | +34.792 |
– | Jack Miller | AUS | Prima Pramac Racing | Yamaha M1 | |
– | Takaaki Nakagami | JPN | Honda HRC Test Team | Honda RC213V | |
– | Luca Marini | ITA | Honda HRC Castrol | Honda RC213V |
Carreira MotoGP, comentar formula 1, Ducati, formula 1, Giacomo Agostini, gp japao, Lesões Márquez, Marc Márquez heptacampeão, motogp, Otimização SEO, pecco bagnaia, valentino rossi
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.