Renascimento de um hexa: Márquez conquista 7º título na Ducati

domingo, 28 de setembro de 2025 às 8:30

Marc Marquez

O retorno épico: da queda ao domínio total em 2025

Marc Márquez sagrou-se campeão mundial de MotoGP de 2025 ao terminar em segundo lugar no Grande Prêmio do Japão, enquanto seu companheiro de equipe na Ducati, Pecco Bagnaia, vencia a corrida. Este é o sétimo título de Márquez na categoria rainha.

Aos 32 anos, o piloto espanhol ergue a coroa novamente, seis anos após seu último triunfo em 2019. Naquele ano, ninguém imaginava a sequência de infortúnios que o aguardava. Logo no início da temporada 2020, uma séria lesão no braço direito deu início a anos de agonia.

Consequentemente, Márquez precisou passar por quatro grandes operações entre 2020 e 2022. Além disso, enfrentou dois episódios de diplopia (visão dupla). Para piorar, a máquina da Honda se mostrou progressivamente não-competitiva. Por isso, Márquez optou por encerrar sua longa parceria com a marca, transferindo-se em 2023 para a equipe satélite Gresini Ducati em 2024.

Quero ser VIP

Reconstrução e transição vencedora

O ano de 2024 serviu para a reconstrução. Márquez voltou a vencer corridas e, em reconhecimento ao seu desempenho, garantiu a promoção para a equipe de fábrica da Ducati em 2025. Nesta temporada, o domínio foi absoluto.

Em 17 etapas, Márquez conquistou 11 vitórias em GPs e 14 triunfos nas corridas Sprint. Dessa forma, ele selou o título de 2025 no GP do Japão com uma vantagem colossal de 201 pontos.

O feito histórico coloca Márquez no mesmo patamar de Valentino Rossi, ambos com sete títulos de MotoGP. Agora, ele está a apenas um do recorde histórico de oito campeonatos de Giacomo Agostini. Aliás, Márquez é o primeiro piloto a vencer um campeonato da classe principal seis anos depois do seu último título. É, definitivamente, o quarto campeão mundial da Ducati na MotoGP, seguindo Casey Stoner, Bagnaia e Jorge Martin.

O desfecho em Motegi e a luta na pista

Largando em terceiro lugar no GP do Japão, Márquez precisou de 10 voltas para superar Pedro Acosta (KTM) e assumir a segunda posição. Entretanto, a vitória já estava fora de alcance, visto que Bagnaia, que largou da pole, havia aberto uma vantagem superior a três segundos.

Contudo, o final da corrida reservou um susto. Fumaça começou a sair da traseira da Ducati de Bagnaia. Apesar disso, o motor resistiu até a bandeirada, garantindo a segunda vitória de GP do ano para ele. Márquez foi cauteloso na volta final, terminando a 4.196 segundos atrás e garantindo o título.

No pódio, Joan Mir alcançou seu primeiro pódio pela Honda. Marco Bezzecchi (Aprilia de fábrica) subiu do oitavo para o quarto lugar, seguido por Franco Morbidelli (VR46) em quinto. Por fim, Alex Márquez (Gresini Ducati) terminou em sexto, e Raul Fernandez, Fabio Quartararo, Johann Zarco e Fermín Aldeguer completaram o Top 10.

A corrida também teve abandonos notáveis. Jack Miller (Pramac Yamaha) teve sua corrida interrompida por uma corrente quebrada, e Luca Marini (Honda) saiu cedo com um problema. Acosta, que correu forte no início, caiu para 17º após sair da pista na Curva 1, na volta 19.

Classificação da prova:

Pos Piloto País Equipe Moto Dif.
1 Pecco Bagnaia ITA Ducati Lenovo Team Ducati GP25
2 Marc Marquez ESP Ducati Lenovo Team Ducati GP25 +4.196
3 Joan Mir ESP Honda HRC Castrol Honda RC213V +6.858
4 Marco Bezzecchi ITA Aprilia Racing Aprilia RS-GP +10.128
5 Franco Morbidelli ITA Pertamina Enduro VR46 Racing Team Ducati GP24 +10.421
6 Alex Marquez ESP BK8 Gresini Racing MotoGP Ducati GP24 +14.544
7 Raul Fernandez ESP Trackhouse Racing Aprilia RS-GP +17.588
8 Fabio Quartararo FRA Monster Energy Yamaha Yamaha M1 +21.160
9 Johann Zarco FRA LCR Honda Castrol Honda RC213V +21.733
10 Fermin Aldeguer ESP BK8 Gresini Racing MotoGP Ducati GP24 +23.107
11 Enea Bastianini ITA Red Bull KTM Tech3 KTM RC16 +23.616
12 Brad Binder RSA Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 +23.882
13 Fabio di Giannantonio ITA Pertamina Enduro VR46 Racing Team Ducati GP25 +29.359
14 Miguel Oliveira POR Prima Pramac Racing Yamaha M1 +30.788
15 Somkiat Chantra THA LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V +30.990
16 Maverick Vinales ESP Red Bull KTM Tech3 KTM RC16 +31.712
17 Pedro Acosta ESP Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 +34.157
18 Alex Rins ESP Monster Energy Yamaha Yamaha M1 +34.792
Jack Miller AUS Prima Pramac Racing Yamaha M1
Takaaki Nakagami JPN Honda HRC Test Team Honda RC213V
Luca Marini ITA Honda HRC Castrol Honda RC213V

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.