F1 – Há 10 anos: Relembre o GP do Brasil de 2009

sábado, 16 de novembro de 2019 às 22:00

O sábado foi promissor para o público brasileiro. O piloto da casa, Rubens Barrichello, conquistou a pole position debaixo de muita chuva, enquanto o seu companheiro na Brawn GP e rival na briga pelo título, Jenson Button, fez apenas o 14º tempo no grid. Mas na corrida a boa vantagem se esvaiu e o inglês garantiu o título com uma etapa de antecipação.

A vitória na 16ª etapa da Formula 1 2009, que contrariou as previsões e foi disputada com pista totalmente seca, ficou com Mark Webber (Red Bull), a segunda dele na temporada. O australiano completou as 71 voltas da corrida em Interlagos em 1h32min23s081, com 7s626 de vantagem para Robert Kubica (BMW), o segundo colocado.

A última posição no pódio ficou com Lewis Hamilton (McLaren), seguido de perto por Sebastian Vettel (Red Bull). Jenson Button (Brawn GP) chegou em quinto, posição que rendeu a ele quatro pontos e uma vantagem de 15 para Vettel e 17 para Barrichello, que recebeu a bandeirada apenas em oitavo.

Com o resultado, a Brawn GP também garante o título por antecipação entre os construtores. A “herdeira” da Honda, equipada com os motores da Mercedes-Benz, precisava de apenas 0,5 ponto para tirar da jogada a segunda colocada, a Red Bull Racing.

A zona de pontuação foi completada por Kimi Raikkonen (Ferrari), o sexto, e Sebastien Buemi (Toro Rosso), o sétimo. Heikki Kovalainen (McLaren) chegou em nono e o agressivo Kamui Kobayashi (Toyota) em décimo, na frente de Giancarlo Fisichella (Ferrari).

A corrida começou bastante acidentada. Barrichello se manteve em primeiro, seguido por Webber e Raikkonen, que perdeu parte da asa dianteira ao tentar ultrapassar o australiano. Kovalainen rodou após o “S do Senna” e atingiu Fisichella. Nos boxes, o piloto da McLaren saiu com a mangueira ainda conectada em seu carro, jogando gasolina por todos os lados e em cima de Raikkonen, que também estava por lá. Felizmente, foi apenas um susto.

Ainda na primeira volta, Jarno Trulli (Toyota) tocou na traseira de Adrian Sutil (Force India), o que causou um acidente bastante perigoso próximo ao Laranjinha. Sobrou também para Fernando Alonso (Renault), com os três abandonando. Irritado, o italiano partiu para cima do jovem alemão para pedir explicações.

O Safety Car precisou ser acionado após tantas confusões, e deixou a pista no começo da quinta volta. Kubica aproveitou a ocasião para ganhar a terceira posição de Nico Rosberg (Williams).

Button ganhou terreno com os acidentes e já aparecia em nono, mas não estava satisfeito. Partiu para cima de Romain Grosjean (Renault) e Kazuki Nakajima (Williams) e ganhou duas posições, mas empacou atrás de Kobayashi. Após muita luta e até um “X”, ganhou a posição do japonês na 24ª passagem.

Barrichello, que conseguiu abrir 2s7 para Webber, estava mais leve e fez o seu primeiro pit stop na 20ª volta. Kubica fez sua parada na 23ª, Rosberg na 24ª e Webber apenas na 26ª. O brasileiro foi ultrapassado por Vettel logo após retornar à pista, e passou a ser pressionado por Hamilton. Mais lento, acabou perdendo as colocações para Webber e Kubica. Button entrou nos boxes na 29ª volta, uma após Rosberg abandonar com problemas mecânicos.

Na 31ª volta, Nakajima tocou na traseira de Kobayashi e sofreu um acidente perigoso na Reta Oposta. Na 34ª, Button ganhou mais uma posição na pista, em cima de Buemi. Vettel vinha em segundo, até parar nos boxes na 37ª volta. Na 42ª, Hamilton deixou Barrichello “em paz” e entrou nos boxes, quatro voltas antes de Kubica parar pela segunda vez.

Barrichello faria sua parada definitiva na 51ª volta, uma antes de Webber e quatro antes de Button. Mas o brasileiro não conseguiu melhorar de rendimento, foi ultrapassado por Hamilton restando 10 voltas para o final e precisou parar nos boxes pouco depois, devido a um pneu furado. Caiu então de quarto para oitavo, e era o fim do sonho de título.

Vettel vinha em segundo, mas precisou parar mais uma vez na 56ª volta e voltou na frente de Button. As principais posições no GP do Brasil e o campeonato estavam definidos, e a única emoção nas voltas finais foi a ultrapassagem de Kobayashi em Fisichella.

A 17ª e última etapa da Formula 1 acontece dentro de duas semanas. É a estreia do GP de Abu Dhabi.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Tempo
1 Webber Red Bull-Renault 1h32:23.081
2 Kubica BMW Sauber a 7.626
3 Hamilton McLaren-Mercedes a 18.944
4 Vettel Red Bull-Renault a 19.652
5 Button Brawn-Mercedes a 29.005
6 Raikkonen Ferrari a 33.340
7 Buemi Toro Rosso-Ferrari a 35.991
8 Barrichello Brawn-Mercedes a 45.454
9 Kovalainen McLaren-Mercedes a 48.499
10 Kobayashi Toyota a 1:03.324
11 Fisichella Ferrari a 1:10.665
12 Liuzzi F. India-Mercedes a 1:11.388
13 Grosjean Renault a 1 volta
14 Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
AB Nakajima Williams-Toyota volta 31
AB Rosberg Williams-Toyota volta 28
AB Heidfeld BMW Sauber volta 22
AB Sutil F. India-Mercedes volta 1
AB Trulli Toyota volta 1
AB Alonso Renault volta 1

Volta mais rápida: Webber, 1:13.733

EB – www.autoracing.com.br

 

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.