F1 – Há 10 anos: Relembre o GP do Brasil de 2008

domingo, 11 de novembro de 2018 às 8:10

Felipe Massa em 2008

Num final de corrida que mais pareceu roteiro de filme, Felipe Massa obteve neste domingo a sua 11ª vitória na carreira, enquanto Hamilton se tornou o mais jovem campeão da história da Formula 1.

Massa chegou a ser o campeão por alguns instantes, contudo a sorte sorriu para Hamilton devido a falta de ritmo de Timo Glock nos metros finais da corrida. Isso acabou estragando a alegria de Massa e dando a Lewis Carl Davidson Hamilton, 23 anos, o título de campeão mundial de F1 de 2008 por apenas 1 ponto de diferença.

O brasileiro venceu a corrida com o tempo de 1h34min11s435 ficando a 13s298 do segundo colocado, Fernando Alonso (Renault). Kimi Raikkonen (Ferrari) ficou em terceiro. Sebastian Vettel (Toro Rosso) foi o quarto, seguido de Lewis Hamilton (McLaren) e Timo Glock (Toyota). Completaram as posições pontuáveis Heikki Kovalainen (McLaren) e Jarno Trulli (Toyota). Rubens Barrichello (Honda) terminou em 15º e Nelsinho Piquet rodou na primeira volta com a Renault.

Antes da largada, quando os carros estavam alinhados no grid, caiu uma forte chuva sobre Interlagos e a largada foi adiada em dez minutos para que os mecânicos pudessem trocar os pneus montados em seus carros pelos intermediários. Na largada Massa manteve a ponta com Trulli em segundo, Kimi em terceiro e Hamilton em quarto, contando com a providencial ajuda de Heikki Kovalainen. Lá atrás, Nelsinho Piquet rodou e não completou a primeira volta e David Coulthard encerrou sua carreira de forma melancólica ao envolver-se num incidente com Kazuki Nakajima (Williams). A medida em que a pista foi secando, as trocas de pneus começaram e as posições foram se alterando, com Hamilton caindo para sétimo, o que daria o título para Massa.

Nem mesmo com a constante ameaça da chuva voltar os pneus foram modificados nas paradas seguintes e Hamilton continuou a manter-se na zona de pontuação em uma colocação que daria a ele o título. Massa seguia comandando a corrida.

Poucas mudanças iam acontecendo nos primeiros lugares e a cinco voltas do fim algumas gotas caíram sobre o traçado de Interlagos, em particular na reta dos boxes. Vários pilotos foram aos boxes trocar seus pneus, porém a Toyota resolveu arriscar deixando Timo Glock e Jarno Trulli na pista com os compostos para seco. A duas passagens do fim, Sebastian Vettel fez a alegria da torcida brasileira ao ultrapassar Hamilton e jogá-lo ao sexto lugar.

Massa passou na linha de chegada recebendo a bandeirada, mas a alegria durou apenas alguns segundos. Com a pista bastante molhada Timo Glock acabou não segurando sua posição e foi superado pelo piloto da McLaren, que ficou com o título inédito. Hamilton é o mais jovem campeão da história da categoria.

Confira o resultado final da corrida de hoje em Interlagos:

Pos Piloto Equipe Tempo/Dif.
1 Massa Ferrari 1h34min11s435
2 Alonso Renault a 13.298
3 Raikkonen Ferrari a 16.235
4 Vettel Toro Rosso a 38.011
5 Hamilton McLaren a 38.907
6 Glock Toyota a 44.368
7 Kovalainen McLaren a 55.074
8 Trulli Toyota a 1min08s433
9 Webber Red Bull a 1min19s666
10 Heidfeld BMW a 1 volta
11 Kubica BMW a 1 volta
12 Rosberg Williams a 1 volta
13 Button Honda a 1 volta
14 Bourdais Toro Rosso a 1 volta
15 Barrichello Honda a 1 volta
16 Sutil Force Índia a 2 voltas
17 Nakajima Williams a 2 voltas
18 Fisichella Force India a 2 voltas
19 Piquet Renault a 70 voltas
20 Coulthard Red Bull a 70 voltas

Volta mais rápida: Massa, 1min13s376

SV – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.